'Chapolin Sincero' pode sumir do Facebook por causa de direitos autorais

1 min de leitura
Imagem de: 'Chapolin Sincero' pode sumir do Facebook por causa de direitos autorais
Imagem: Televisa

Uma página de humor bastante popular no Facebook pode deixar de existir ou perder a sua principal fonte de conteúdo em breve. Trata-se do Chapolin Sincero, um perfil que você provavelmente curte ou já viu em seu feed de notícias e que usa cenas e expressões do herói interpretado por Roberto Bolaños para criar memes e piadas curtas sobre os mais diversos temas.

Segundo uma postagem feita pelo autor da página, o Grupo Chespirito (responsável por cuidar de todos os programas de TV e derivados de Chaves, Chapolin e companhia) solicitou a remoção do perfil por "usar as imagens do personagem sem autorização". Isso significaria o fim das atualizações da empreitada — que já tem quatro anos e meio — e o adeus aos mais de 4,6 milhões de seguidores.

Confira a publicação:

"Estamos tentando todos os esforços possíveis para reverter o caso, para que pelo menos possamos ficar com o perfil com essas milhões de pessoas e recomeçar em outro personagem ou outro formato", explica o post.

O administrador da página ainda tentou realizar o registro de marca de "Chapolin Sincero" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), mas a solicitação foi rejeitada.

Internet dividida

Os comentários na página do Chapolin Sincero e nas redes sociais são bem variados. Por um lado, há quem esteja bastante desapontado com a decisão do Grupo Chespirito. O próprio administrador afirma que tem "um enorme respeito pelo personagem" e até por isso evita fazer piadas ofensivas ou polêmicas.

Por outro, o perfil sempre foi acusado de roubar piadas alheias e produzir um conteúdo que gera bastante ódio na internet. Além disso, os críticos alegam que o uso do personagem Chapolin é de fato irregular — ainda mais se a página gera monetização no Facebook.

Páginas de humor que também se utilizam de personagens para fazer montagens podem sofrer o mesmo no futuro

E há quem foi ainda mais além: caso o Grupo Chespirito de fato obtenha uma vitória judicial ou consiga a remoção do perfil, páginas de humor que também se utilizam de personagens para fazer montagens podem sofrer o mesmo no futuro, como Minions Sinceros e derivados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.