Facebook remove imagem de estátua de Netuno por nudez [atualizada]

1 min de leitura
Imagem de: Facebook remove imagem de estátua de Netuno por nudez [atualizada]

Na mais recente prova de que seus filtros de conteúdo automático nem sempre funcionam de maneira adequada, o Facebook removeu uma fotografia que mostrava o deus Netuno. Publicada por uma historiadora italiana, a imagem mostra uma estátua na Piazza Del Nettuno que foi acusada de exibir conteúdos com nudez explícita.

“Eu queria promover minha página, mas parece que para o Facebook a estátua contém imagens de nudez explícita que mostram demais”, afirmou ao The Telegraph Elisa Barbari, responsável pela publicação. O objetivo da fotografia era servir como ilustração para uma página da rede social intitulada “Histórias, curiosidades e visões da Bolonha”.

Talvez o Facebok prefira que ela seja coberta novamente

Em resposta, a rede social afirmou que removeu a imagem porque ela tem conteúdos “explicitamente sexuais e que mostram o corpo em um grau excessivo, se concentrando excessivamente em algumas partes”. Barbari se diz chocada com a decisão, lembrando que na década de 1950 a estátua costumava ser vestida durante celebrações. “Talvez o Facebok prefira que ela seja coberta novamente”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que a rede social provoca polêmica por “censurar” imagens consideradas inofensivas por muitas pessoas. Em janeiro de 2016 o site bloqueou o uso de uma fotografia da “Pequena Sereia” de Copenhagen, sendo que em novembro do mesmo ano ela impediu que um homem, desfigurado por um acidente em sua infância, publicasse registros de seu aniversário.

A posição do Facebook

Em uma mensagem enviada à equipe do TecMundo, o Facebook afirmou que a remoção da imagem ocorreu de maneira não proposital e se desculpou pelo ocorrido. Segundo a empresa, a fotografia da estátua não viola sua política de anúncios e a proibição de sua reprodução ocorreu de maneira incorreta.

“Nosso time processa milhões de imagens de anúncios por semana e algumas vezes proibimos alguns de forma incorreta. A imagem não viola a nossa política de anúncios. Pedimos desculpas pelo erro e já avisamos a anunciante de que o anúncio está aprovado”, afirmou um porta-voz da empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.