Que bruxaria é essa? Ninguém consegue publicar 'goku.com' no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Que bruxaria é essa? Ninguém consegue publicar 'goku.com' no Facebook

O Facebook é um “lugar” estranho. Coisas acontecem no Facebook que você mal pode imaginar. Uma estranheza recente que tem rolado pela rede social é a impossibilidade de publicar, seja em comentários ou postagens, o segmento de texto “goku.com”. Quando você tenta fazer isso, uma mensagem de erro imediatamente apare na tela.

Considerando o caso curioso envolvendo o nome do herói dos mangás e animes, a situação tem sido bastante comentada. A gente foi atrás para ver desde quando essa limitação é conhecida, e há registros na web que rementem ao início deste ano. Portanto, não é nada novo, mas, aparentemente, só agora está tendo mais repercussão.

Para driblar o bloqueio, pessoas estão compartilhando um meme dos Simpsons que traz o texto escrito dentro da imagem. Curiosos, os usuários ficam encucados quando percebem que a coisa não é brincadeira. Seria bruxaria? Magia? Tecnologia?

O que acontece?

Tentando fazer o comentário em qualquer postagem do Facebook pelo smartphone, você recebe apenas uma mensagem de erro estranha, que não dá para ler completamente antes dela sumir.

Se você tentar fazer o mesmo procedimento no navegador do PC, entretanto, haverá uma explicação:

“O conteúdo que você está tentando compartilhar inclui um link que nossos sistemas de segurança detectaram como inseguro”

Ou seja, ao digitar Goku.com, o Facebook imediatamente identifica o texto como uma URL, a qual está marcada como insegura no banco de dados da rede social. Nós verificamos o endereço no VirusTotal, e ele realmente trouxe um resultado positivo de “site malicioso”.

Isso pode ser um falso-positivo, mas não vale a pena se arriscar. A gente sabe que todo mundo vai digitar o endereço no navegador para ver no que dá, mas não faça isso. A gente não se responsabiliza por qualquer dano causado ao seu computador decorrente disso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.