Uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, está sugerindo que "tirar uma férias do Facebook" pode deixar você mais feliz. O estudo, indicado pela BBC, tem como líder o pesquisador Morten Tromholt e foi realizado como tese de mestrado.

"A maioria das pessoas usa o Facebook diariamente, mas poucos estão conscientes das consequências. Esse estudo fornece provas causais de que o uso do Facebook afeta negativamente o nosso bem-estar", explicou o pesquisador Morten Tromholt.

O experimento de Tromholt usou mais de 1 mil participantes dinamarqueses e foi realizado no final de 2015. De início, metade do grupo foi orientado a não acessar o Facebook durante uma semana. Então, após uma análise, essa metade que ficou longe da rede social apresentou um nível de satisfação mais alto com a vida — e mais emoções positivas do que o outro lado do grupo.

"Comparando o grupo de tratamento (participantes que ficaram fora do Facebook) com o grupo de controle (aqueles que continuaram usando a rede social), foi constatado que tirar uma folga do Facebook tem efeitos positivos em dois aspectos do bem-estar: nossa satisfação com a vida aumenta e nossas emoções se tornam mais positivas", disse Tromholt.

Ficar um tempo fora do Facebook pode deixar você mais feliz

Para definir o nível de satisfação, o pesquisador criou uma escala de 1 a 10. Dentro dessa escala, do início ao fim do experimento, quem estava no grupo que acessou o Facebook durante uma semana ficou com um pontuação de 7,75 de satisfação, um aumento de 0,008% do registrado no início da semana.

Por outro lado, o grupo que ficou fora do Facebook registrou um aumento de 0,56% na satisfação, partindo de 7,56 pontos até 8,12. Além disso, 88% deles respoderam que estavam felizes com a vida, enquanto no outro grupo, dos conectados, esse número ficou em 81%.

"Além disso, foi demonstrado que os efeitos (de se ausentar) foram significativamente maiores entre os usuários frequentes do Facebook, os usuários passivos (que tendem a fazer poucas postagens) e aqueles que têm tendência a ter inveja dos outros", definiu Tromholt.

E então, está pronto para umas férias?

Cupons de desconto TecMundo: