Como usar o chat do Facebook no Skype Beta

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o chat do Facebook no Skype Beta

Cada mensageiro instantâneo utilizado pelo usuário possui uma lista de amigos diferente. Na maioria das vezes, usamos ferramentas diferentes para conversar com grupos diferentes de pessoas, como colegas de trabalho, amigos de escola, família e por aí em diante.

O problema causada por essa diversidade de aplicativos é a tendência que se origina: muitas listas de amigos, armazenadas em ferramentas diferentes, que muitas vezes possuem contatos repetidos. O resultado dessa situação é uma completa descentralização e desorganização.

A fim de tentar ajeitar esse tipo de situação, pelo menos um pouco, o Skype lançou uma nova funcionalidade para a versão 5.5 Beta do aplicativo que promete centralizar os contatos do Facebook no mensageiro. Dessa forma, o usuário não precisa abrir o site da rede social para poder conversar com os amigos cadastrados no perfil. Saiba como fazer isso com este guia rápido do Tecmundo.

Sincronize as contas do Skype e do Facebook

O primeiro passo a ser dado é a sincronização entre as suas contas do Skype e do Facebook. Assim que você abrir a tela principal do mensageiro instantâneo, vai se deparar com as abas “Home do Skype”, “Perfil” e “Facebook”, eventualmente a opção “Enviar opinião” também aparece no conjunto. Selecione a categoria referente à rede social para iniciar a conexão.

Já com a aba do Facebook aberta, se o usuário já tenha feito a sincronização entre as contas, ele se depara com o botão “Conectar ao Facebook”. Caso contrário, uma pequena relação de contatos é mostrada na parte superior da tela, seguida do campo “Escrever uma mensagem aqui”.

Para se conectar, nesse caso, é preciso clicar no botão de “Configurações”, simbolizado por uma roda dentada na cor azul e clicar em “Conectar ao Facebook”. Em seguida, basta preencher os campos “Email” e “Senha” e confirmar a operação, pressionando a função “Entrar”, localizada na parte inferior direita da tela.

A fim de cancelar o login e dessincronizar as contas do Facebook e do Skype, basta acessar a aba correspondente à rede social e clicar no botão “Configurações”, utilizado para fazer a conexão. Dessa vez, clique sobre a função “Desconectar” e confirme a operação.

Saiba como abrir um novo chat

Assim que o usuário completa a sincronização entre as contas, ele se torna capaz de visualizar, no Skype, todos os contatos pertencentes ao seu perfil do Facebook. O mensageiro instantâneo separa os contatos em duas abas, a fim de diferenciar os que foram cadastrados originalmente nele e os que vieram da rede social.

Para ter acesso à lista de contatos do Facebook, basta selecionar a aba que exibe o símbolo da rede social, localizada na tela esquerda do Skype. Com isso, é possível conferir a listagem completa dos amigos da rede social, seguindo o mesmo princípio dos status online, ocupado, ausente e offline já utilizados como padrão pelo mensageiro.

Iniciando o bate papo

Assim que você encontrar o contato com quem deseja conversar, basta clicar apenas uma vez sobre o nome dele para que a tela de diálogo apareça. Os comandos utilizados nesse caso são os mesmos utilizados pelo Skype normalmente: digite a mensagem no campo situado na parte inferior da tela e pressione o botão Enter para enviá-la. O diálogo completo aparece nessa mesma tela.

As únicas diferenças apresentadas para os chats do Facebook no Skype são a limitação dos emoticons (que são apenas sete nessa versão) e a impossibilidade de adicionar mais pessoas no mesmo chat e de compartilhar itens. Com exceção dessas características, o restante continua igual, inclusive a conversa com áudio e vídeo, caso o contato tenha um número de celular cadastrado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.