Trazido ao Brasil apenas semanas atrás, o Safety Check tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficiente. Criada pelo Facebook, o serviço vem para ajudar as pessoas a informarem se elas estão em segurança após um incidente de grande escala como terremotos, maremotos, enchentes, ou mesmo ataques terroristas.
O caso mais recente em que o Safety Check foi usado pela empresa – a explosão ocorrida em um Parque de Lahore, no Paquistão –, acabou por gerar bastante confusão. Isso porque, aparentemente, várias pessoas que vivem a continentes de distância do local do atentado estão recebendo avisos através da ferramenta.
Nossos vídeos em destaque
Como de costume, o estranho engano da rede social resultou em reclamações de várias pessoas, bem como algumas piadinhas – na maioria, falando que o Facebook enlouqueceu.
Facebook has lost it, sorry, me. pic.twitter.com/HS55JZmS7I
“O Facebook enlouqueceu, sinto muito.”
Lots of people getting Facebook Safety Checks. Seems like a misfire. pic.twitter.com/Pm9DVknYIE
“Montes de pessoas recebendo Safety Checks do Facebook. Parece que falharam o disparo.”
People nowhere near the Pakistan bombing are getting FB alerts asking if they are OK. What gives, @facebook? pic.twitter.com/8nTUYjrS8Q
“Pessoas que não estão nem perto do bombardeio do Paquistão estão recebendo alertas do FB perguntando se eles estão OK. O que houve, Facebook?”
Dear @facebook , I am just 2140kms away from Lahore and quite safe. Don't bother. Thanks for asking. pic.twitter.com/C6aH2yVgtf
“Caro Facebook, eu estou a 2140 kms de distância de Lahore e estou consideravelmente seguro. Não se incomode. Obrigado por perguntar.”
No, you were not the only one to get the Facebook safety check.
Yes, we should think how lucky we are that that message is irrelevant to us.
“Não, você não foi o único a receber o Safety Check do Facebook.
Sim, nós devemos pensar como somos sortudos nós somos que essa mensagem é irrelevante para nós.”
Felizmente, tudo parece ter se tratado de um simples bug, e não demorou para que o problema fosse corrigido. Em uma mensagem oficial, a rede social ainda se desculpou pelo ocorrido; confira ela na íntegra logo abaixo:
We activated Safety Check today in Lahore, Pakistan, after an explosion that took place there. We hope the people in the...
“Nós ativamos o Safety Check hoje em Lahore, Paquistão, após uma explosão que ocorreu lá. Nós esperamos que as pessoas na área do bombardeio achem o Safety Check uma maneira útil de deixar seus amigos e família saberem que você está bem.
Infelizmente, muitas pessoas não afetadas pela crise receberam uma notificação perguntando se eles estavam bem. Esse tipo de bug vai contra nossa intenção. Nós trabalhamos rapidamente para resolver o problema e nós nos desculpamos para qualquer um que acidentalmente recebeu a notificação.”
Independente das brincadeiras do público ou do que o próprio Facebook disse, ao menos alguns lembraram o mais importante: devemos ficar agradecidos pelo fato de essas mensagens serem apenas um erro que chegou à grande maioria do público, e não algo que se tornou realmente necessário frente algum desastre.
Você recebeu o aviso do Safety Check do atentado de Lahore? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)