Extensão para Chrome deixa você copiar a apagar textos em imagens na web

1 min de leitura
Imagem de: Extensão para Chrome deixa você copiar a apagar textos em imagens na web

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Não seria ótimo se pudéssemos copiar, traduzir, editar e até mesmo apagar textos presentes dentro de qualquer imagem que encontrarmos na internet? Na verdade, isso já é possível (ou quase) com uma nova extensão para Chrome chamada Project Naptha, criada pelo desenvolvedor Kevin Kwok.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O addon usa alguns algoritmos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), incluindo bibliotecas desenvolvidas pela Microsoft e pela Google, que rapidamente constroem modelos de regiões de texto, palavras e letras e quase todas as imagens. Uma vez que a extensão esteja instalada, basta selecionar o que estiver escrito nas figuras e clicar com o botão direito para ter acesso a um menu com todas as funções.

Basta escolher a opção “Copy Text” para copiar sua seleção, o que é uma mão na roda quando você recebeu uma imagem por email ou tirou uma screenshot de uma mensagem de erro. Em vez de ficar indo e voltando entre a figura e um editor de texto para fazer uma cópia manual antes de pesquisar no Google, basta usar a função da extensão e colar o resultado direto na sua barra de buscas.

Testando novas fronteiras

Outra função interessante é a ferramenta de tradução, que permite transformar na hora textos em linguagens desconhecidas para você em algo mais compreensível. No entanto, o recurso mais interessante é a habilidade de editar e remover palavras. Usando uma técnica chamada “inpainting”, similar ao “Content-Aware Fill” do Photoshop, o Naptha captura as cores independentes das regiões ao redor das letras e preenche o espaço onde elas estavam.

Tanto a função de tradução quanto a de edição ainda estão em estágio Beta, portanto funcionam apenas para alguns idiomas e tipos de imagens. Kwok afirma que continua trabalhando consistentemente para expandir o projeto e pretende levá-lo para outros navegadores, como o Mozilla Firefox. Além disso, ele planeja incluir suporte a textos verticais no futuro. Clique aqui para instalar a extensão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.