Confira como os astronautas fazem para tomar seu santo café de cada dia

1 min de leitura
Imagem de: Confira como os astronautas fazem para tomar seu santo café de cada dia

Se você não é um dos sortudos que contam com uma máquina de café em casa, sua rotina para tomar um bom pingado na hora de acordar é a seguinte: ir para a cozinha, colocar a água para ferver e depois adicionar aquele pozinho mágico maravilhoso que garante a energia para enfrentar o dia a dia.

Entretanto, e quem está no espaço? Como faz para tomar café em gravidade zero? Bem, eles contam com uma máquina “um pouco” mais avançada do que as que temos aqui na Terra. No vídeo a seguir, o astronauta Tim Peake, da ESA (European Space Agency) mostra que quando precisa de cafeína circulando pelo organismo, ele vai até a dispensa e pega um “saquinho” lacrado a vácuo, que parece ser de alumínio, no qual o rótulo informa: “café com creme e substituto de açúcar”.

Depois, ele acopla o objeto na enorme máquina que começa a enchê-lo com água quente. Em seguida, basta colocar um canudinho e pronto! Delícia, não? Ok, na verdade não parece ser nada gostoso, vamos ficar com o bom e velho modo terráqueo de fazer café. Obrigado, ESA.

Entretanto, para aqueles astronautas mais exigentes com suas bebidas quentes, existe a ISSpresso (uma brincadeira com os nomes International Space Station e expresso). Uma máquina que, como o próprio nome sugere, faz um autêntico café expresso italiano — segundo a criadora da invenção, a empresa Lavazza. Bem, com certeza soa melhor do que “substituto de açúcar”. 

Qual é o seu tipo de café preferido? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.