Já se passaram algumas décadas desde que os últimos astronautas — o Capitão Eugene Cerman e Harrison Schmitt — puseram seus pés na Lua. No entanto, isso pode mudar dentro de alguns anos, pois, de acordo com Jessica Orwig, do portal Business Insider, a Rússia pretende enviar cosmonautas ao satélite antes de 2030.

Segundo Jessica, o anúncio foi feito durante um congresso de tecnologia que ocorreu na última terça-feira — dia 27 de outubro — em Moscou, quando o diretor da Roscosmos revelou que os planos são de que o lançamento ocorra em 2029. E os russos não estão sozinhos nessa empreitada, já que a agência espacial europeia (ESA), que também tem interesse em enviar astronautas à Lua, iniciou uma importante parceria com a agência russa.

O anúncio aconteceu um mês após a Rússia revelar que deve enviar uma sonda não tripulada até o polo sul lunar em 2024, e o objetivo da missão é explorar a superfície do satélite para a instalação de futuras bases espaciais. Na verdade, esse projeto foi proposto inicialmente há quase duas décadas, mas parece que ele finalmente vai decolar graças à cooperação entre russos e europeus. A construção do dispositivo, inclusive, já foi iniciada.

Via Mega Curioso.

Cupons de desconto TecMundo: