Empresa apresenta projeto de espaçonave inflável para explorar Vênus

1 min de leitura
Imagem de: Empresa apresenta projeto de espaçonave inflável para explorar Vênus
Imagem: Northrop Grumman

A Northrop Grumman, famosa fabricante norte-americana de equipamentos bélicos, divulgou recentemente um projeto ousado para auxiliar a raça humana a explorar melhor a atmosfera de Vênus. A companhia desenvolveu um conceito de espaçonave inflável e autônoma batizada como Venus Atmospheric Maneuverability Platform (VAMP), capaz de sobrevoar o planeta por dias a fio e captar dados importantíssimos para pesquisas científicas.

O projeto foi desenvolvido para o programa New Frontiers, da NASA, que estuda propostas inovadoras no ramo de exploração espacial. Pesando apenas 450 kg, a VAMP seria transportada até a órbita de Vênus com o auxílio de um satélite, sendo então lançada na atmosfera do astro enquanto é inflada com hidrogênio.

O veículo usaria painéis solares durante o dia; de noite, sua força seria oriunda de baterias ou de um avançado gerador capaz de converter o calor produzido por plutônio-238 em eletricidade. Indo além, os pesquisadores também seriam capazes de equipar a VAMP com equipamento científico. Caso a NASA aprove o projeto, a espaçonave poderá estar em atividade em apenas dez anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.