(Fonte da imagem: Reprodução/ABC News)

Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo que existe do Sistema Solar – em que está a Terra e que também é considerado "estelar" por se basear em uma grande estrela, o Sol. Com três grandes forças gravitacionais (as estrelas Alpha Centauri A, B e C), os cientistas sempre cogitaram a existência de exoplanetas na região. Agora, surgiu a primeira evidência disso.

A descoberta foi realizada por astrônomos europeus, que utilizaram um telescópio no Chile e uma técnica bastante inovadora. Com base em oscilações detectadas na influência gravitacional da estrela Alpha Centauri B (e nos calculos realizados com as informações) é que os cientistas chegaram aos cálculos que possibilitaram evidenciar o exoplaneta.

Segundo os pesquisadores, o planeta possui dimensões similares às da Terra, mas não há grandes possibilidades de que haja vida por lá. Estando muito perto da estrela principal do sistema, as temperaturas chegam aos 1.200 graus Célsius – o que leva todos a imaginarem que o solo é composto basicamente por lava. Ainda há pouca informações concretas, mas o principal de toda essa história é mesmo o teste da técnica de análise de oscilação, que pode levar a muitas novas descobertas no futuro.

Fonte: ABC News e Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo: