Ciência

NASA desenvolve spray nasal para evitar que astronautas fiquem enjoados

Nova droga tem o objetivo de evitar que exploradores espaciais passem mal em ambientes com pouca ou nenhuma gravidade.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

15/10/2012, às 08:12

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

A falta de gravidade no espaço pode ter efeitos bastante nocivos ao estômago dos astronautas, fazendo com que eles sintam vontade de vomitar com frequência considerável. Pensando nisso, a NASA está desenvolvendo um spray nasal capaz de acabar com enjoos de maneira quase instantânea.

Aproximadamente 50% dos exploradores espaciais são vítimas de alguma espécie de enjoo durante missões, o que pode prejudicar o andamento delas. A droga usada pela agência espacial norte-americana para combater essa situação é conhecida como escopolamina intranasal (INSCOP), que também pode ser usada na forma de adesivos ou de pílulas comuns.

A responsável por fornecer o medicamento é a Epiomed Therapeutics, que também está trabalhando com a marinha dos Estados Unidos na criação de sprays que diminuam a depressão que alguns soldados sentem após o fim de batalhas. Antes que a novidade possa ser usada pelos astronautas, será preciso que ela seja aprovada em testes realizados pela FDA, organização que controla a circulação de alimentos e medicamentos nos EUA.

Caso a droga seja aprovada pelo órgão regulatório, não deve demorar muito para que ela se torne um item-padrão em qualquer missão espacial. Também é grande a probabilidade de que o medicamento seja vendido a consumidores comuns em um futuro próximo, o que deve representar um grande alívio para quem tem problemas estomacais durante longas viagens de carro ou não suporta o balanço provocado por barcos, por exemplo.

Fonte: Reuters



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.