NASA desenvolve spray nasal para evitar que astronautas fiquem enjoados

1 min de leitura
Imagem de: NASA desenvolve spray nasal para evitar que astronautas fiquem enjoados

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

A falta de gravidade no espaço pode ter efeitos bastante nocivos ao estômago dos astronautas, fazendo com que eles sintam vontade de vomitar com frequência considerável. Pensando nisso, a NASA está desenvolvendo um spray nasal capaz de acabar com enjoos de maneira quase instantânea.

Aproximadamente 50% dos exploradores espaciais são vítimas de alguma espécie de enjoo durante missões, o que pode prejudicar o andamento delas. A droga usada pela agência espacial norte-americana para combater essa situação é conhecida como escopolamina intranasal (INSCOP), que também pode ser usada na forma de adesivos ou de pílulas comuns.

A responsável por fornecer o medicamento é a Epiomed Therapeutics, que também está trabalhando com a marinha dos Estados Unidos na criação de sprays que diminuam a depressão que alguns soldados sentem após o fim de batalhas. Antes que a novidade possa ser usada pelos astronautas, será preciso que ela seja aprovada em testes realizados pela FDA, organização que controla a circulação de alimentos e medicamentos nos EUA.

Caso a droga seja aprovada pelo órgão regulatório, não deve demorar muito para que ela se torne um item-padrão em qualquer missão espacial. Também é grande a probabilidade de que o medicamento seja vendido a consumidores comuns em um futuro próximo, o que deve representar um grande alívio para quem tem problemas estomacais durante longas viagens de carro ou não suporta o balanço provocado por barcos, por exemplo.

Fonte: Reuters

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.