Lentes da câmera usada na missão Apollo 15 vão para leilão

1 min de leitura
Imagem de: Lentes da câmera usada na missão Apollo 15 vão para leilão
Imagem: RR Auction

Você compraria uma lente fotográfica 500 mm da Zeiss, daqueles modelos mais antigos e que, ainda por cima, está coberta de fita isolante em todos os cantos, por uns 600 mil dólares? É provável que sua resposta seja um belo “Não” – não só porque estamos falando de um preço ridiculamente alto, mas porque uma lente qualquer da Zeiss, em bom estado, mal chega aos quatro dígitos de preço.

“Mas por que diabos alguém compraria uma simples lente velha por um preço tão absurdo?” muitos devem estar se fazendo essa pergunta. A resposta é simples: essas lentes deram um pequeno passeio pela superfície da Lua.

Não, não estamos brincando. As lentes, atualmente à venda pela RR Auction, são parte da coleção pessoal do astronauta Dave Scott, o famoso viajante espacial que comandou o voo da Apollo 15 em sua missão de explorar a Lua. Scott, aliás, também é conhecido por ser o homem que tropeçou em solo lunar, quase caindo de cara no chão – e levando sua câmera junto.

Além de ser arrastada no chão da Lua, as lentes também tiveram um papel importante, é claro, no registro do que havia no satélite. Só a câmera na qual as lentes de Dave Scott estavam conectadas foi responsável por 239 fotos da superfície lunar. Vale notar que foi o próprio astronauta quem pediu que a NASA incluísse o dispositivo no equipamento da viagem.

“Depois da missão, eu recebi as lentes da NASA como uma lembrança da missão e ela esteve em minha coleção pessoal desde aquela época”, contou ele.

Para os interessados na ideia de gastar mais de meio milhão de dólares nessas lentes, o leilão desse item – bem como de outros objetos únicos que fizeram história nas viagens espaciais – vai ocorrer do dia 14 a 21 de abril. Novamente, é bom estar preparado para investir muito nessas lentes, pois a previsão é que seu valor seja entre 400 e 600 mil dólares.

Quanto você estaria disposto a gastar por um objeto vindo diretamente da Lua? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.