Por que hardwares espaciais são feitos em salas quase 100% limpas? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Por que hardwares espaciais são feitos em salas quase 100% limpas? [vídeo]

Se você é do tipo de pessoa que tem mania por limpeza, certamente se sentiria no paraíso visitando a Innovative Space Logistics, empresa holandesa que trabalha na construção de satélites em miniaturas e que possui uma das salas mais limpas do mundo (eles receberam o ISO nível 7 de limpeza, indicando que suas instalações possuem apenas 1% das partículas encontradas no ar convencional). E a pergunta que fica é: qual é o motivo de tanta limpeza?

O vídeo que abre esta notícia é cortesia de Tom Scott, que financiou sua própria viagem para conhecer as instalações da empresa. Para entrar no local, tanto ele quanto os funcionários precisam utilizar vestimentas especiais e máscaras, e, para manter a higiene, a área foi construída com salas que possuem paredes duplas, diversos filtros e revestimentos especiais.

Caso ainda esteja com a pergunta feita no primeiro parágrafo na cabeça, tudo isso é necessário para garantir que os equipamentos espaciais serão construídos em um ambiente limpo por conta de um pequeno detalhe: caso uma partícula de pó caia no sensor errado de uma câmera, por exemplo, pode mandar (com o perdão do trocadilho) para o espaço uma missão realmente cara ou dizimar o acessório propriamente dito.

Outro detalhe mencionado é que salas extremamente limpas também são importantes para outros fins, como manusear equipamentos de missões que têm como destino a Lua ou Marte. Com isso, os envolvidos na missão ficam mais seguros e não precisam se preocupar muito com os riscos de contaminar a superfície do satélite ou do planeta.

Você imaginava que equipamentos espaciais precisavam ser construídos em ambientes praticamente livres de sujeira? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.