Por que hardwares espaciais são feitos em salas quase 100% limpas? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Por que hardwares espaciais são feitos em salas quase 100% limpas? [vídeo]
Avatar do autor

Se você é do tipo de pessoa que tem mania por limpeza, certamente se sentiria no paraíso visitando a Innovative Space Logistics, empresa holandesa que trabalha na construção de satélites em miniaturas e que possui uma das salas mais limpas do mundo (eles receberam o ISO nível 7 de limpeza, indicando que suas instalações possuem apenas 1% das partículas encontradas no ar convencional). E a pergunta que fica é: qual é o motivo de tanta limpeza?

O vídeo que abre esta notícia é cortesia de Tom Scott, que financiou sua própria viagem para conhecer as instalações da empresa. Para entrar no local, tanto ele quanto os funcionários precisam utilizar vestimentas especiais e máscaras, e, para manter a higiene, a área foi construída com salas que possuem paredes duplas, diversos filtros e revestimentos especiais.

Caso ainda esteja com a pergunta feita no primeiro parágrafo na cabeça, tudo isso é necessário para garantir que os equipamentos espaciais serão construídos em um ambiente limpo por conta de um pequeno detalhe: caso uma partícula de pó caia no sensor errado de uma câmera, por exemplo, pode mandar (com o perdão do trocadilho) para o espaço uma missão realmente cara ou dizimar o acessório propriamente dito.

Outro detalhe mencionado é que salas extremamente limpas também são importantes para outros fins, como manusear equipamentos de missões que têm como destino a Lua ou Marte. Com isso, os envolvidos na missão ficam mais seguros e não precisam se preocupar muito com os riscos de contaminar a superfície do satélite ou do planeta.

Você imaginava que equipamentos espaciais precisavam ser construídos em ambientes praticamente livres de sujeira? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Por que hardwares espaciais são feitos em salas quase 100% limpas? [vídeo]