Rifle de propano caseiro lembra uma arma alienígena [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Rifle de propano caseiro lembra uma arma alienígena [vídeo]

Utilizar materiais de laboratório escolar para conceber todo tipo de insanidade arriscada é uma diversão comum há anos. Entretanto, tudo pode se tornar mais interessante quando há a possibilidade de levantar algumas sobrancelhas no YouTube, certo? Senão, dê uma olhada no rifle de propano caseiro do vídeo acima.

A criação é do sujeito responsável pelo canal TheBackyardScientist, e o efeito é realmente chamativo — lembrando muito uma daquelas geringonças capazes de desintegrar figurantes em filmes antigos de ficção científica. A construção, entretanto, é relativamente simples. “O maçarico de propano entra em combustão espontaneamente, já que possui um gerador de faíscas embutido”, explica o criador na descrição do vídeo.

“Quando o botão é pressionado até a metade, o maçarico produz a mistura perfeita de propano e ar dentro do tudo”, ele continua. “Quando o disparador é pressionado até o fim, as faíscas da tocha enviam a chama através do tubo.”

Mais cores e maior poder destrutivo

Quanto às variações de cores que se pode ver na chama em partes mais avançadas do vídeo, o que há é uma segunda experiência botada em prática pelo TheBackyardScientist. Basicamente, a engenhoca é incrementada com ácido bórico — gerando uma chava esverdeada — e com carvão ativado — o que, por sua vez, faz surgir uma versão mais alaranjada.

Não contente apenas com o visual da experiência, entretanto, o pretenso Dr. Emmett Brown do vídeo expande o canhão, tornando-o capaz de disparar projéteis impulsionados pelo propano — no caso, bolas de golfe. “Esse foi, honestamente, o melhor canhão de gás que eu já usei, e ele é incrivelmente simples.” De acordo com o criador, a arma foi capaz de disparar “até 20 bolas de golfe por minuto” a uma distância equivalente ao comprimento de um campo de futebol americano.

Por fim, ele deixa a oferta: “Eu tenho certeza de que é possível fazer muitas coisas legais com esse conceito, então, digam-me se vocês quiserem que eu tente alguma coisa!”. Enfim, mande ver nas sugestões, portanto. Afinal, sempre há mais coisas para explodir/incendiar/alvejar em nome da ciência suburbana.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.