Homem fabrica exoesqueleto inspirado em filme de ficção [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Homem fabrica exoesqueleto inspirado em filme de ficção [vídeo]

A tecnologia que vai fazer com que, por exemplo, bombeiros se transformem em verdadeiros homens de ferro está caminhando a passos largos. Acontece que armaduras capazes de transformar corpos humanos em “máquinas” já são realidade. Inspirado pelo filme Elysium, James Hobson (the Hacksmith, no YouTube) decidiu fabricar seu próprio traje.

Por meio de cilindros pneumáticos colocados para trabalhar em conjunto, cerca de 80 quilos foram facilmente levantados por Hobson. Este exoesqueleto é, naturalmente, um protótipo caseiro e, conforme explica o próprio engenheiro, "vários ajustes precisam ser feitos".

O projeto, porém, demonstra que armaduras como as exibidas pelos filmes de Hollywood estão de fato perto de se tornarem ferramentas de trabalho cotidianas – na Coreia do Sul, inclusive, operários da empresa Daewoo Shipbuilding deverão conseguir carregar sem grandes esforços peças de metal com até 30 kg (veja mais aqui) em breve.

Mais peso poderia ser levantado por Hobson às custas de seu traje, é verdade. Para isso, um exoesqueleto completo teria de ser fabricado – blocos de cimento mais pesados não seria suportados pelas costas desprotegidas do youtuber.  "Se eu otimizar meus compressores de ar, conseguirei levantar mais peso. Mas não acho que minhas pernas e costas vão suportar isso", finaliza Hobson.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.