Hackatão, a maratona que une hackers e jornalistas pelo bem do país

1 min de leitura
Imagem de: Hackatão, a maratona que une hackers e jornalistas pelo bem do país

Até o Facebook faz maratonas hacker anualmente. (Fonte da imagem: Reprodução/New Markets Advisor)

As “hackathons” (nome que mistura as palavras hacker e marathon) estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil – e acabaram de ganhar mais uma edição. Organizada pelo jornal O Estado de São Paulo, o Hackatão (que leva o “ão” característico da empresa) acontece nos dias 23 e 24 de junho e vai reunir jornalistas, programadores e designers em uma atividade que só tem a contribuir para o acesso à informação.

O objetivo da maratona, que dura 24 horas, é analisar bancos de dados públicos do governo e construir um mecanismo de visualização e acesso para a população que não é especialista no assunto. Times formados no mesmo dia poderão escolher um tema e trabalhar nele livremente.

O evento é uma resposta à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em maio e permite ao cidadão requisitar informações de qualquer esfera pública de governo. O problema é que muita gente não sabe como fazer isso – e o Hackatão vai mostrar que, pelo menos, muita gente quer aprender.

Podem ser criados aplicativos, gráficos, diagramas e qualquer outra produção que envolva as áreas presentes no evento, que acontece na sede da empresa, em São Paulo. Você pode se inscrever clicando aqui.

Fonte: O Estado de São Paulo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.