Rio 2016 hi-tech: será que as Olimpíadas vão melhorar a cidade?

1 min de leitura
Imagem de: Rio 2016 hi-tech: será que as Olimpíadas vão melhorar a cidade?

Neste ano, cidade maravilhosa completou 450 anos, e em 2016 a população é quem vai ganhar um grande presente. Como todos já sabem, o Rio de Janeiro será a próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Para receber tanta gente de todas as partes do mundo, a cidade fez uma parceria com grandes empresas de tecnologia para a conclusão de projetos de inovação social e urbana, para que as Olimpíadas deixem para trás um legado duradouro que possa contribuir com uma boa transformação no Rio de Janeiro.

Um dos projetos é o Naves do Conhecimento, espaços multiusos e interativos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que funcionam como um polo de inclusão digital, oferecendo acesso à internet e programas de capacitação.

Parceiros e projetos

A Cisco é uma das empresas parceiras da prefeitura. Em 2013, a companhia instalou na cidade seu primeiro centro de excelência IoE (Internet of Everything) da América Latina. A ideia é que esse investimento traga ao Rio soluções para melhorar a gestão urbana, a qualidade de vida e a eficiência dos serviços públicos. Esses locais já existem em grandes metrópoles, como Barcelona (Espanha) e Chicago (EUA).

Segundo a Cisco, o projeto também contempla a definição e a implementação de uma plataforma conectada urbana de serviços inteligentes na região do Porto Maravilha, e isso vai contribuir com a proposta de transformação da cidade e de melhoria dos serviços públicos no Rio, não só para 2016, mas também para os anos seguintes.

Outro programa que a companhia quer trazer para a cidade é o Cisco Networking Academy, maior programa de responsabilidade social da Cisco. Segundo a empresa, ele tem mais de 1 milhão de estudantes ativos em mais de 10 mil centros de treinamento no mundo. O objetivo deste projeto é ajudar a melhorar as condições nas comunidades, proporcionando a estudantes de diversas classes sociais o acesso ao ensino de Tecnologias da Informação e Comunicação e criando novas oportunidades de carreira.

A expansão do programa Cisco Networking Academy no Brasil também inclui a formação de novos instrutores, além da oferta de mais disciplinas nas academias existentes, conectando mais brasileiros ao mundo da tecnologia.

Agora, só nos resta saber se depois, quando todos os eventos esportivos ligados ao Brasil tiverem terminado, a cidade continuará investindo dessa maneira para se manter conectada e destacada no cenário mundial. Afinal, outra Copa ou Olimpíada por aqui só lá para 2078.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.