Lago com ondas artificiais para surfistas está sendo construído em Gales

1 min de leitura
Imagem de: Lago com ondas artificiais para surfistas está sendo construído em Gales
Imagem: Surf Snowdonia

Os surfistas de plantão já podem praticar suas habilidades com as pranchas longe do mar, pelo menos em um futuro próximo em Gales, no Reino Unido. Localizado no vilarejo de Dolgarrog, o parque WaveGarden (Jardim de Ondas, em tradução literal), está sendo construído pela Surf Snowdonia. Ele é caracterizado por um lago artificial que se estende por aproximadamente 300 metros com 100 metros de largura, capaz de reproduzir ondas de quase um metro por minuto.

O parque está na fase final de construção, sendo que um modelo provisório foi construído em San Sebastián, na Espanha – o parque do Reino Unido deve ser aberto no outono de 2015. O WaveGarden é um resultado de quase dez anos de pesquisas e de planejamentos para criar estruturas que simulem as ondas do mar. No mundo natural, as ondas são criadas por uma série de fatores, como o vento, as influências das marés e o tipo de geografia do chão do oceano.

Por isso, Josema Odriozola, chefe executivo do WaveGarden, disse que as estruturas artificiais devem ser perfeitas e precisas para reproduzir o mar com fidelidade. De acordo com ele, um erro de 10 centímetros no chão do lago pode comprometer as ondulações criadas.

Ondas do jeito que você quiser

A personalização das ondas do lago artificial é um dos destaques, já que o responsável pelo controle das águas pode determinar em um simples painel o grau de velocidade das ondas, o tipo do formato, o tamanho delas e inclusive o nível de temperatura do lago todo – tudo isso pode ser ajustado somente com alguns cliques. Inclusive, é permitido criar ondas menores para crianças aproveitarem e praticarem no WaveGarden também.

Llyod Cole, treinador do time de surfe do Reino Unido, disse que as simulações de ondas são muito melhores do que ele imaginou. “Isso mudará o jogo do ponto de vista dos treinados e do ponto de vista dos surfistas. Nós somos realmente sortudos de ter isso aqui na Grã-Bretanha”, disse Cole. Josema Odriozola também comentou que o sonho de todo surfista é poder encontrar a onda perfeita ao lado do jardim de casa.

O protótipo instalado na Espanha já atraiu diversos surfistas, sejam profissionais ou amadores, que dizem que as ondas garantem bastante diversão. Tal lago artificial pode transformar o futuro do surfe, já que o esporte pode ser potencialmente considerado um evento olímpico dado às estruturas que permitem ondas contínuas com tamanhos e velocidades variadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.