Edward Snowden responde perguntas de usuários no Reddit

2 min de leitura
Imagem de: Edward Snowden responde perguntas de usuários no Reddit

A história de Edward Snowden é bem conhecida por todos nós: o analista de sistemas que trabalhou para a CIA e a NSA orquestrou o maior vazamento de dados da história dos EUA, divulgando muitos trabalhos considerados como secretos pelas agências.

Hoje, em território russo, Snowden é visto como herói e vilão — este último, principalmente pelo governo norte-americano. Os dados vazados pelo analista provaram ao mundo algo que fazia parte de teorias da conspiração: somos observados por um sistema de vigilância global.

Apesar do difícil acesso a Snowden, ele participou de um AMA (ask me anything, algo como "me pergunte o que quiser") no site Reddit. Abaixo, colocaremos na íntegra algumas das perguntas e respostas mais interessantes que foram feitas.

Reddit AMA

LegalNerd1940: Qual foi a revelação mais alarmante que você descobriu durante o processo? E tem algo a mais para surgir?

Snowden: Para mim, a revelação mais chocante foi a frase que deixou clara a meta da NSA e seus aliados: "coletem tudo" — significando que eles querem converter a internet em uma área limitada, com vigilância de massa. O que é igual a dizer que eles querem literalmente acabar com a privacidade na era digital.

TheJackal8: Sr. Snowden, se você tivesse a chance de fazer as coisas de novo, você faria algo diferente?

Snowden: Eu teria agido antes. Esses programas seriam um pouco menos arraigados e aqueles que abusavam deles se sentiriam menos familiarizados com o exercício dessas competências. E isso é algo que vemos em quase todos os setores do governo, não apenas na área de segurança nacional, mas é algo importante: assim que você dá ao governo algum novo poder ou autoridade, se torna muito mais difícil de voltar ao ponto anterior.

Independentemente do quão pouco valor tenha demonstrado um programa ou poder, uma vez que o governo teve um custo, dólares e reputações foram investidos nisso, é difícil voltar.

  • Snowden dá como exemplo neste momento a "Seção 215": é uma investigação dos EUA que intercepta registros de chamadas. Contudo, nunca foi encontrado um único ataque terrorista prestes a acontecer por meio delas com mais de uma década de operação.

LegalNerd1940: Qual validação nós temos que Putin está sendo honesto sobre NÃO espionar na Rússia?

Snowden: Para marcar a questão sobre Putin: não há, e isso é parte de um problema mundial. Nós não podemos apenas reformar as leis de um país, lavar as mãos e encerrar o dia. Nós temos que garantir que os nossos direitos não estejam sendo protegidos apenas por cartas em alguma mesa por aí — ou então essas proteções vão evaporar no minuto que passarmos alguma fronteira. A única maneira de garantir que os direitos humanos dos cidadãos no mundo sejam respeitados no âmbito digital é reforçá-los com sistemas e padrões em vez de políticas e procedimentos.

Para acompanhar o tópico no Reddit com a presença de Edward Snowden — que ainda não terminou —, você pode clicar neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.