Seu PC fica ligado o tempo todo? Não seria melhor desligá-lo?

1 min de leitura
Imagem de: Seu PC fica ligado o tempo todo? Não seria melhor desligá-lo?

Fonte do vídeo: canal de Nigel Upchunrch no Vimeo.

O embate entre o conceito de sustentabilidade e as tecnologias ganhou força nos últimos anos. O computador é um utensílio indispensável para as atividades diárias de boa parte da população mundial. Em mundo cada vez mais tecnológico, esse equipamento promove maior produtividade e entretenimento.

Entretanto, se não preservarmos o planeta agora, teremos grandes problemas em um futuro não muito longínquo, segundo muitos ambientalistas. Pequenas ações, como desligar o PC enquanto você não o utiliza, podem melhorar nossas condições de vida.

De acordo com o vídeo acima, produzido pelo designer Nigel Upchurch, nos EUA, Reino Unido e Alemanha os percentuais de trabalhadores que utilizam computadores diariamente são 74%, 78% e 79%, respectivamente. Se levarmos em consideração que na Alemanha existem 40 milhões de pessoas que trabalham em tempo integral, na teoria, mais de 31 milhões de computadores são utilizados para sustentar famílias.

Desta numerosa população de máquinas operantes, foi constatado que cerca de 14 milhões não são desligadas pelos seus usuários. No que isso resulta? Em um consumo exorbitante e desnecessário durante as noites e finais de semana, que compromete centenas de usinas de energia eólica.

Se elevarmos estas informações para proporções globais, encontraremos uma inesgotável quantidade de energia sendo desperdiçada, a qual poderia alimentar outras atividades sociais. E você? Desliga sua máquina depois que vai embora? Pense no bem do nosso ecossistema.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.