Máquina é capaz de produzir energia elétrica a partir da umidade

1 min de leitura
Imagem de: Máquina é capaz de produzir energia elétrica a partir da umidade
Imagem: MIT

O ser humano já foi capaz de produzir eletricidade a partir de várias fontes diferentes. Alguns exemplos: vaso sanitário, água, fotossíntese e tênis, e o Área 42 (quadro de experiências do TecMundo) já mostrou como obter energia de limões. Mas você já imaginou a umidade sendo uma fonte de eletricidade? Isso está prestes a se tornar possível com o invento mostrado na capa desta notícia.

A invenção se baseia em uma descoberta recente feita pelos pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Eles chegaram à conclusão de que gotículas de água que saltam espontaneamente de superfícies hidrofóbicas durante a condensação podem ganhar carga elétrica neste processo.

Essa ideia, segundo os pesquisadores, poderia culminar em dispositivos que carregariam smartphones e outros eletrônicos usando apenas a umidade. O aparato seria bastante simples: placas de qualquer metal condutor seriam intercaladas e colocadas bem próximas uma das outras, mas não se tocando.

Além do ambiente úmido, uma fonte de temperatura mais baixa do que o redor do objeto, que poderia ser a água, ajudaria na condensação. Os testes iniciais produziram uma quantidade de energia bem baixa, mas os cientistas estão ansiosos com a aplicação do invento, principalmente em lugares remotos em que não há muitas alternativas.

Culpa da umidade!

O experimento, um pouco difícil de entender, pode ser conferido na íntegra no Applied Physics Letters, onde foi publicado. Agora, já imaginou utilizar aquela umidade que você tanto odeia e embolora todos os ambientes da sua casa para alguma coisa?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.