Cientistas descobriram como gerar eletricidade com descargas e chuva

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas descobriram como gerar eletricidade com descargas e chuva

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional de Seul e do Instituto de Tecnologia de Eletrônicos da Coreia (KETI, na sigla em inglês) descobriu como transformar a energia mecânica de pequenas quantidades de água em movimento em eletricidade. Dependendo da aplicação, a técnica pode ser usada para gerar força a partir de descargas, ralos, pias, chuva, rios e até das ondas do mar.

A ideia tira vantagem das propriedades de certos materiais dielétricos, que desenvolvem uma camada elétrica dupla ao seu redor quando imersos no líquido. Os pesquisadores adaptaram um transdutor para coletar a energia gerada, que com apenas uma gota por vez já foi suficiente para acender um pequeno LED verde – imaginem o que seria possível com grandes volumes de água.

“Esperamos que nosso trabalho possa ser aplicado na vida cotidiana”, afirmou o cientista sul-coreano Youn Sang Kim. Os eletrodos utilizados são flexíveis e transparentes, de forma que poderiam ser utilizados para cobrir janelas, telhados e até o interior de vasos sanitários, entre muitas outras possibilidades. A equipe pretende trabalhar para tentar aumentar a força liberada pela tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.