Primeiro táxi elétrico do país circula em Curitiba

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro táxi elétrico do país circula em Curitiba

Táxi elétrico no Aeroporto de Curitiba

Fonte: site de notícias Paraná Online

Recentemente a Copel, Companhia Paranaense de Energia, lançou o primeiro táxi elétrico do país. Com ponto de funcionamento principal no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o táxi tem seu eletroposto localizado em São José dos Pinhais (cidade situada na região metropolitana de Curitiba).

Até o momento já foram realizados alguns testes com o táxi elétrico, que mostraram que o veículo  apresenta autonomia de até 100 quilômetros quando tem sua carga completa. Além disso, o “abastecimento elétrico” do táxi custa bem menos que o de um veículo comum (entre 5 e 8 reais).

O único problema com a bateria parece ser o reabastecimento, que leva aproximadamente oito horas, segundo Ronald Ravedutti, presidente da Copel. Ravedutti ainda afirma que o ideal é que uma recarga leve no máximo cinco minutos e que, se possível, a bateria seja trocada rapidamente — fatores que indicam planos para o futuro.

Reabastecimento de energia é demorado

Fonte: site de notícias Paraná Online

A Copel está apostando nesta ideia para gerar melhoras para o meio ambiente, pois o táxi elétrico não polui e não emite qualquer tipo de barulho. E não é só a Copel que está investindo, pois o projeto tem parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Itaipu Binacional e outras empresas privadas.

A implementação de táxis elétricos não para por aí, pois segundo a Copel, existem planos para que novos veículos deste tipo comecem a circular em Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel até o fim de 2010. Sendo ainda mais ambicioso, o objetivo do projeto é a inserção de táxis elétricos por todo o país antes da Copa de 2014.

Governador fala sobre os planos futuros

Fonte: site de notícias Paraná Online

A empolgação com os táxis elétricos gerou outra boa notícia. O atual governador do Paraná, Orlando Pessuti, visitou a inauguração do veículo e aproveitou para comentar que algumas políticas fiscais e tributárias serão criadas para o incentivo dos automóveis elétricos no estado.

Fonte: site de notícias Paraná Online

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.