Explosão em centro nuclear deixa um morto na França

1 min de leitura
Imagem de: Explosão em centro nuclear deixa um morto na França

(Fonte da imagem: BBC)

Uma pessoa foi morta e outras quatro ficaram feridas por uma explosão nuclear ocorrida nesta segunda-feira (12 de setembro) na usina nuclear Marcoule, na França. Segundo a BBC, não há riscos de vazamentos nucleares após a explosão que aconteceu perto de uma fornalha localizada dentro do centro de armazenamento de resíduos tóxicos Centraco.

A companhia responsável pela usina, a provedora nacional de eletricidade, EDF, afirmou que o evento se tratou de um acidente industrial e não nuclear. A empresa afirma que não houve qualquer espécie de vazamento radioativo e que a situação já está sob controle das autoridades responsáveis.

Situação sob controle

O centro de armazenamento Centraco pertence a uma subsidiária da EDF, e é responsável pela produção do combustível MOX, usado para reciclar o plutônio empregado no desenvolvimento de armas nucleares. Um representante da empresa afirmou que a fornalha afetada era responsável pela queima de resíduos como combustíveis, ferramentas e roupas usadas na produção de energia nuclear, contendo níveis relativamente baixos de radioatividade.

Apesar de aparentemente sob controle, o incidente deixou em alerta as autoridades, devido aos riscos implicados em qualquer tipo de acidente em usinas nucleares. O episódio também lembra os terremotos que atingiram o Japão em 11 de março deste ano, responsáveis por deixar o país em alerta nuclear pelos danos provocados na usina de Fukushima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.