A Google atualizou recentemente o seu projeto Sunroof, onde um mapa mostra o potencial de diversas localidades dentro dos Estados Unidos para gerar energia elétrica a partir da luz solar, por meio de painéis devidamente posicionados.

O mapa interativo agora fornece dados para todos os 50 estados norte-americanos com informações sobre o potencial de energia solar em mais de 60 milhões de construções por todo o solo dos Estados Unidos. O site também traz informações sobre como calcular a economia em energia elétrica que você vai fazer usando painéis solares e vai ajudar a comparar preços dos fornecedores dos equipamentos.

Lançado há cerca de dois anos, o projeto Sunroof pretende facilitar a adoção de energia limpa por todos, seguindo o exemplo da própria Google, que pretende funcionar em sua totalidade com eletricidade gerada por fontes renováveis.

Mapa mostrando o potencial para captação de energia solar na cidade de Akron, estado de Ohio

Levando tudo em conta

Dentre tantos fatores que contribuem para o mapa indicar o que é ou não um lugar com bom potencial de energia solar, temos as condições climáticas locais, a posição do sol em períodos diversos do ano e potenciais obstáculos que podem formar sombra, como outras estruturas próximas, árvores etc.

As grandes cidades mais apropriadas a receber esse tipo de geração de energia elétrica estão no Texas, na Califórnia e no sudoeste norte-americano como um todo

De acordo com a análise feita usando a ferramenta da Google, cerca de 80% das construções já mapeadas estão aptas a receber painéis para geração de eletricidade a partir dos raios solares. Como era de se imaginar, as grandes cidades mais apropriadas a receber esse tipo de geração de energia elétrica estão no Texas, na Califórnia e no sudoeste norte-americano como um todo.

Confira a lista com as cidades que mais recebem luz solar nos EUA e acesse o projeto Sunroof clicando neste link.

As cidades mais aptas a receber painéis de energia solar nos Estados Unidos