Startups precisam abordar questões mais profundas, diz especialista

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Segundo Felipe Matos, diretor de operações do Start-up Brasil, os futuros empreendedores brasileiros precisam se concentrar na criação de ideias que solucionem problemas mais profundos, de natureza global. A afirmação foi feita durante o evento FT-Telefónica Millennials Summit: The Interactive Generation, que aconteceu em São Paulo no dia 6 de junho.

Para Matos, os empreendimentos digitais atuais se concentram demais em questões imediatas e de âmbito local. “Eu costumo brincar que é muita startup tentando resolver problema da balada, do restaurante, aqueles problemas muito próximos. O desafio dessa geração é sair do imediatismo das redes sociais para entrar em contato com os problemas mais concretos”, disse ele.

O diretor de operações afirmou ainda que as dificuldades do ecossistema empreendedor brasileiro estão relacionadas ao mesmo tempo à formação incompleta dos criadores e à pequena quantidade de investidores “anjos”, que investem nos startups logo no começo de seu processo de criação.

Caminho para o futuro

As novas startups devem buscar um equilíbrio entre a busca de lucro e a mobilização social. “O melhor jeito de estimular ou trazer esse caminho é com exemplos. No próprio Start-up Brasil nós temos uma aceleradora que se concentra nesse tipo de negócio, que são lucrativos, mas que também gerem impacto social e ambiental positivo. E à medida em que tivermos mais exemplos de sucesso, a gente vai estimular o surgimento de novos”, destacou.

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