Shiva Ayyadurai não seria o verdadeiro inventor do email. (Fonte da imagem: Washington Post)

O Washington Post, um dos mais respeitados jornais dos Estados Unidos, publicou recentemente uma matéria tratando sobre a homenagem que o museu Smithsonian, também dos EUA, prestou para V.A. Shiva Ayyadurai, o indiano consagrado com o inventor do email. A partir disso, internautas de longa data fizeram vários apontamentos sobre a questão e afirmam que não foi Ayyadurai quem inventou o correio eletrônico.

A publicação feita na última sexta-feira pelo TechDirt cita a lista aberta de emails de Dave Farber, professor de ciência da computação mundialmente famoso por suas contribuições para o desenvolvimento de linguagens de programação e de redes de computadores, como a principal fonte do desmascaramento de Ayyadurai.

A confusão

A questão, segundo o TechDirt, é uma confusão da qual o inventor indiano teria se aproveitado. Shiva Ayyadurai tem um registro em seu nome de um sistema de correio eletrônico, um programa de computador chamado “email”, mas ele não seria o inventor do email, o sistema que nós utilizamos diariamente via Gmail, Hotmail e tantos outros serviços.

Após a manifestação de diversos leitores, o Washington Post atualizou a reportagem sobre a homenagem a Ayyadurai com uma ressalva, afirmando que o indiano é responsável pelos direitos autorais de um programa de nome “email”, o que, em tese, estabelece-o como “o criador do ‘programa de computador para um sistema de correio eletrônico”.

Mais uma vez, a informação publicada pelo jornal foi contestada. Agora, o problema seria o fato de que o periódico estadunidense fez uma confusão entre direitos autorais e patente. Se Ayyadurai é dono dos direitos autorais, nada garante que ele também registrou a patente do produto por primeiro, o que poderia confirmá-lo como inventor do email.

E quem é o pai da criança?

Não se sabe ao certo quem inventou o email, mas certos dados jogam mais luz sobre o tema. Em mensagem ao SIGCIS (sigla em inglês para Grupo de Interesse Especial – Computadores, Informação e Sociedade), Thomas Haig coloca mais lenha na fogueira com algumas informações sobre os primórdios do email.

Conforme Haig, o primeiro sistema de correio eletrônico data do final dos anos 60 e é, inclusive, mais velho do que a própria internet. Ele funcionava como uma espécie de chat para troca de mensagens instantâneas e foi usado nos laboratórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos EUA.

O primeiro sistema de email a usar a uma rede teria a mesma origem com o embrião da rede mundial de computadores, a ARPANET, em 1971. Levando em conta que Ayydurai nasceu em 1963, seria praticamente impossível que ele tenha sido o criador da ideia do email.

Cupons de desconto TecMundo: