Quem assistiu à animação Wall-E, da Pixar, provavelmente se lembra da cena em que o Capitão B. McCrea pede informações ao computador sobre o planeta Terra. No longa-metragem, em vez de uma página cheia de textos e de infográficos, o capitão adquire conhecimento através de imagens e de um vídeo sobre o nosso planeta.

Embora a situação no filme seja exagerada, a tecnologia vem mudando a forma como adquirimos conhecimento. Com tanta informação disponível facilmente, ganham destaque na internet os conteúdos mais dinâmicos, que podem transmitir mais informações em menos tempo.

Em breve teremos uma enciclopédia que usa conceitos semelhantes aos do computador do Capitão de Wall-E para nos informar: a Qwiki. O nome vem de um trocadilho com as palavras quick (rápido, em inglês) e wiki, a plataforma web de conteúdo colaborativo e facilmente editável.

Ao fazer uma pesquisa na Qwiki, a enciclopédia buscará imagens e informações disponíveis abertamente na internet, como fotos armazenadas no Flickr e textos da Wikipedia, para construir um vídeo interativo que será exibido ao visitante. Ou seja, não existe um vídeo previamente armazenado no servidor da Qwiki para cada assunto que o usuário pesquisar: tudo é gerado dinamicamente, assim que a pesquisa é feita.

No vídeo abaixo você pode conferir a Qwiki em ação, durante a apresentação do projeto na TechCrunch Disrupt – uma conferência sobre tecnologia e mídia que aconteceu em San Francisco, em setembro deste ano:

Uma das pessoas por trás da Qwiki é Louis Monier, responsável por um grande sucesso da internet na década de 90, o mecanismo de buscas Altavista, comprado pela Yahoo! em 1996.

Atualmente a Qwiki está em estágio inicial de desenvolvimento (Alpha), mas aceita requisições de pessoas interessadas em testar a enciclopédia. Para isso, basta acessar a Qwiki e informar o seu endereço de email. Assim que a sua vez na fila chegar, você receberá os dados necessários para poder acessar o site e fazer as suas pesquisas.

Cupons de desconto TecMundo: