Carteirinhas contarão com novo sistema de segurança para garantir o direito à meia-entrada. (Fonte da imagem: Reprodução/Itaporanga)

A FIFA queria de toda forma acabar com o direito à meia-entrada para estudantes durante os jogos da Copa do Mundo, em 2014, e da Copa das Confederações no ano que vem. Entretanto, quando a Lei Geral da Copa passou pelo gabinete da presidente da República, o veto foi certeiro e os estudantes ficaram felizes. Ainda assim, restava resolver o problema da falsificação dos documentos, que a partir de 2013 só serão emitidos com chip.

Dessa forma, de acordo com o Decreto Presidencial n° 7.783, para que seja comprovada a condição de estudante, você precisará apresentar uma carteirinha provida da tecnologia ICP-Brasil, o mesmo sistema com chip utilizado pela OAB no seu registro de profissionais.

Assim, quem estiver a fim de curtir os jogos já no ano que vem, terá que providenciar a renovação da carteirinha com a UNE (União Nacional dos Estudantes) ou com a própria instituição de ensino para ter o documento já no novo formato. Isso, entretanto, só deve ser possível em 2013.

Quem vai emitir as novas carteirinhas

Além da UNE, outras organizações também poderão emitir o documento que será exigido pela FIFA para a compra de meia-entrada para os jogos dos dois campeonatos mundiais. A Associação Nacional de Pós-Graduandos, Diretórios Centrais dos Estudantes das instituições de ensino superior e a União Nacional dos Estudantes Secundaristas foram as especificadas pelo governo para distribuir as carteirinhas com chip.

Caso você queira acompanhar a disponibilidade das novas carteiras de estudante, fique atento ao Portal da Meia-Entrada, da UNE, para saber quando será possível solicitar o seu documento já com o chip.

Cupons de desconto TecMundo: