Quando se fala em tecnologia impactando o mundo, o primeiro pensamento que ocorre à maioria das pessoas é a – já desatualizada – “vila global” proporcionada pelo aumento da velocidade das comunicações. Internet, redes de satélites e uma série de outras invenções permitem que qualquer pessoa saiba – praticamente em tempo real – o que quiser, quando assim desejar.

Naturalmente, por trás de cada um desses avanços – salvo teorias da conspiração alienígenas – existem pessoas comprometidas com o crescimento da humanidade. Neste artigo você vai encontrar algumas das áreas que – acredita-se – contribuirão com o desenvolvimento da humanidade. Quem sabe não é a partir deste texto que você se interessa por uma vocação que até então ignorava?

Os clássicos

Não é porque uma determinada atividade é desenvolvida desde o nascer da civilização que ela não pode se inovar. Entre as profissões clássicas, algumas ainda têm muito a oferecer, e devem manter-se como escolhas fortes para muitos. Um detalhe importante – e comum a todas as áreas do mercado – é a necessidade de constante de atualização, pois é dela que surgem novas ideias, responsáveis pelo avanço continuado da humanidade.

EngenhariaA engenharia – em qualquer uma de suas especialidades – ainda oferece um campo vasto de pesquisa. Desde a tecnologia de materiais – ao desenvolver plásticos, ligas metálicas e outros compostos para aplicações cada vez mais especializadas – até a engenharia de produção, que visa melhorar os procedimentos do trabalho, aumentando a eficácia e o rendimento das operações industriais.  Some a isso a nanotecnologia e a robótica e um engenheiro tem milhares de possibilidades para o futuro.

Médicos têm à sua disposição um dos campos mais atraentes do mercado de trabalho. Não se fala aqui de trabalhar num hospital e ficar rico com cirurgias, mas sim de desenvolver tratamentos, técnicas e procedimentos que visem melhorar os resultados obtidos no combate a doenças. Tradicionalmente a medicina se apoia no conhecimento da biologia, da química e da física, porém cada vez mais outras áreas do conhecimento – como a própria engenharia – entram nos corredores de hospitais e nas salas de cirurgia.

Advogados

Outras profissões já estabelecidas, como o jornalismo e o direito, têm na internet sua próxima fronteira. Blogs, portais e microblogs oferecem ao jornalista novos meios de apresentar a notícia sem se submeter a políticas editoriais ou interesses comerciais. Para o advogado, o direito digital é área praticamente desconhecida. Um território neutro, sem governo e sem fronteiras que desafia o direito internacional, uma vez que cada país regulamenta o uso da maneira que lhe é mais conveniente.

Novas opções

Inovar é obrigatório no mercado de trabalho.Dizem que a tecnologia surgiu para resolver problemas que não existiam até ela ser criada. De certa forma isso é verdade, mas não se pode esquecer a quantidade de soluções que foram oferecidas para problemas que já assolavam a sociedade antes mesmo da eletricidade, do computador e da engenharia genética.

Com inovações surgindo diariamente, acompanhar esse processo em todas – ou mesmo apenas algumas áreas – é bastante difícil, para não dizer impossível. Porém dentro de um próprio nicho, o profissional tem a obrigação – para permanecer no mercado   -  de estar a par de tudo que surge de novidade.

Alta tecnologia para o consumidor

Entre as diversas profissões surgidas recentemente, aquelas que estão à frente do desenvolvimento tecnológico certamente têm mercado garantido.

CSS é atibuição do designer.Programadores são provavelmente as pessoas mais influentes no mercado de consumo da tecnologia. Trabalhando em equipes multidisciplinares, são os principais responsáveis pela popularização dos computadores, e devem continuar em destaque – agora em termos de aplicações online e para dispositivos móveis.

Frequentemente aliados a engenheiros e programadores, os designers assumem a árdua tarefa de adaptar conteúdo à forma. Através de seus conhecimentos, estruturam maneiras de se apresentar informação e facilitam a interação com lugares, objetos e pessoas.

O beta tester é a “cobaia” do mundo tecnológico. Frequentemente voluntário – ainda que grandes corporações tenham suas equipes de teste contratadas – esse profissional é encarregado de descobrir falhas e sugerir melhorias antes de um produto ser apresentado ao mercado.

Análise de dados por parte de analista de mídias sociais

No mercado, as novas formas de interação – principalmente online – apontarão os holofotes aos analistas de mídias sociais e de branding digital, que descobrirão o impacto, positivo ou negativo, que o produto ou marca causou no mercado.

A vida, o Universo e tudo mais

Mesmo que computadores não sejam o ápice em termos de tecnologia, eles estão envolvidos em quase tudo que é criado atualmente. Dessa forma, mesmo as profissões citadas a seguir são influenciadas pela informática, evidência clara da importância da multidisciplinaridade. Entretanto algumas carreiras que – exceto por sua própria interação com o computador – dependem muito mais do humano do que do tecnológico existem, e tendem a crescer em importância em breve.

A biotecnologia também pode criar interfaces biológicas para artefatos tecnológicos.A biotecnologia é um dos campos mais promissores da ciência. Além de todas as possibilidades criadas a partir de pesquisas com células-tronco e manipulação genética, um campo ainda incipiente é o da bioeletrônica. Criar interações entre homem e máquina a partir de sistemas biológicos pode resgatar o movimento de amputados e, em um caso já documentado, dar olhos – uma webcam, na verdade – a quem não enxergava.

QuímicaAlém da aplicação de uma enorme quantidade de conhecimento da química em outras áreas – principalmente a medicina farmacológica e a engenharia de materiais – esta disciplina ainda pode oferecer avanços significativos em áreas intimamente relacionadas à ecologia. Trabalhando com biólogos, físicos e geólogos, um químico pode sugerir novos tratamentos ambientais, auxiliar no combate a contaminações e ajudar a desenvolver alternativas viáveis aos combustíveis fósseis.

O homem está cada vez mais individualista, mais distante de seu próximo. Conceitos como o de família nuclear estão acabando no cenário atual, gerando problemas de socialização. Profissionais envolvidos com o suprimento do indivíduo – na indústria do entretenimento e nos serviços – serão indispensáveis para manter a humanidade inteira como um conjunto.  Professores, psicólogos e assistentes sociais também terão um papel importante a cumprir, auxiliando a cada indivíduo compreender seu próximo.

A direção certaDe tudo isso, tira-se uma conclusão importante. Mesmo com todas as facilidades da vida moderna, não é mais possível trabalhar – como se fazia antigamente – com uma enorme equipe de pessoas com a mesma formação. A integração entre as diversas especialidades é tão necessária que muitas vezes ela própria se torna uma especialização. Esse é o caso do arquiteto da informação – meio designer, meio programador – por exemplo. No mercado você encontrará muitos outros, e lidar com todos estes é essencial para uma carreira de futuro.

Cupons de desconto TecMundo: