Confira dicas ergonômicas para não sofrer na frente do notebook

3 min de leitura
Imagem de: Confira dicas ergonômicas para não sofrer na frente do notebook

Compactos, portáteis e poderosos, os notebooks estão, aos poucos, substituindo os computadores de mesa. Mas da mesma forma que é preciso prestar atenção na postura e altura da tela em frente a um computador desktop, alguns cuidados são necessários para que o uso de notebook não prejudique sua saúde.

É muito comum ver usuários de computadores portáteis curvados e com os braços desconfortavelmente apoiados sobre o equipamento. Tal postura é devido à arquitetura com a qual o notebook foi desenvolvido: para tornar-se portátil, foi preciso fazer com que tela e teclado se tornassem um único equipamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conseqüência: você não pode ajustar a tela de acordo com a sua altura e acaba precisando se curvar para visualizar melhor o conteúdo exibido.

Se você passa longas horas em frente a um notebook, não pense que está condenado. Existem alguns cuidados que podem ser tomados e alguns equipamentos que podem ser usado para que seu corpo não pague pela evolução tecnológica.

Cuidado com a postura em frente ao computador.

PARA OS NÔMADES

Aviões

Cuidado com a L.E.R!A maior vantagem em se utilizar um notebook é a possibilidade de poder usar seu próprio computador em qualquer lugar, mesmo dentro de aviões. É sempre recomendado que, se possível, durante viagens, você tenha em mãos um teclado extra. Existem modelos desenvolvidos especialmente para viagens, fáceis de transportar e muito práticos.

Você deve estar se perguntando: mas qual a utilidade de outro teclado se o notebook já tem um? Simples, com um teclado fora do conjunto “tela-teclado”, é possível elevar um pouco mais o equipamento, de forma que a tela fique melhor posicionada sem prejudicar os punhos na hora de digitar.

Se você for utilizar o equipamento apenas por alguns minutos, para enviar um email, ler alguma notícia, ver a previsão do tempo, tudo bem. Mas se você sabe que passará horas a fio digitando e lendo, não deixe de usar o teclado extra!

Hotéis

Outra dica importante é ficar atento às instalações do hotel que você for se hospedar. Muitas redes de hotéis que se focam em viajantes a trabalho estão prestando mais atenção nas questões de saúde e disponibilizam mesas, cadeiras e, por vezes, até apoios ergonômicos para os hóspedes.

PARA OS USUÁRIOS “FIXOS”

Em diversas empresas, o uso de notebook é muito freqüente. Felizmente, para usuários mais “fixos” é possível melhorar muito as questões ergonômicas.

Teclado FreeStyle, da KinesisTeclado

Existem teclados que se adaptam melhor aos usuários. Trata-se dos chamados “teclados bipartidos”, pois são, literalmente, divididos em duas partes, como o Freestyle, da Kinesis Coporation. A “sacada” é que teclados assim diminuem, e muito, a tensão nas mãos e punhos do usuário. Você pode sentir certa dificuldade de adaptação no começo, mas quem já usou garante que os resultados são os melhores possíveis.

Mouse

Orbit® Optical Trackball, da KensingtonO que torna o mouse o maior culpado das dores no punho de muitos usuários é, além da falta de apoio, o fato de você precisar segurá-lo e arrastá-lo pela superfície para que o cursor do computador se movimente.

A melhor solução para problemas assim é o uso de TrackBalls, uma espécie de mouse em que só é necessário mover a bola presente no aparelho para que o cursor ganhe vida. Dessa forma, sua mão fica confortavelmente apoiada e não é preciso movimentá-la.

Monitor Extra

Caso não queira comprar outro teclado, talvez a melhor opção então seja comprar outro monitor. Assim você ajusta a altura da tela de forma mais conveniente com a sua estrutura corporal.

Apoios ergonômicos

Apoio para notebooks com refrigeração, da TargusAlguns fabricantes de acessórios para notebooks, como a Targus, passaram a fabricar também bases para elevar a tela dos equipamentos e facilitar o uso do aparelho. As bases vão desde as mais simples, utilizadas apenas para sustentar o notebook, até as mais elaboradas, com conectores USB e refrigeração.

Uma dica importante é: se você for utilizar algum tipo de apoio preste atenção se ele possui regulagem de altura. De nada adianta elevar a tela se ela não ficar em uma posição confortável.

Mesas especiais

Existem ainda mesas especialmente projetadas para usar o notebook em sofás ou até mesmo sentado confortavelmente em uma cama. É o caso da mesa desenvolvida pelo , que trás luminária, regulagem de altura e mousepad integrados.

Mesa para notebook, do Grupo Leadership

Cuide-se agora

Esperamos que com as dicas acima você possa utilizar seu notebook sem problemas e deixe para visitar o médico quando pegar uma gripe!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.