Califórnia veta lei que bania voo de drones sobre propriedades privadas

1 min de leitura
Imagem de: Califórnia veta lei que bania voo de drones sobre propriedades privadas

O estado da Califórnia, nos EUA, está vivendo uma verdadeira batalha judicial sobre a legalidade dos drones. A senadora estadual Hannah-Beth Jackson havia banido o voo de quadricópteros em áreas próximas de propriedades privadas — na lei, os drones precisam ficar abaixo dos 105 metros de altura. Contudo, parece que isso não durou muito tempo.

Apesar de o projeto ter sido aprovado pela câmara e pelo senado estadual, o governador da Califórnia, Jerry Brown, derrubou a lei. Companhias como a GoPro e grupos de advocacia ligados ao Google e a Amazon já estavam se opondo ao projeto.

Como você pode ler na carta abaixo, Brown comentou que a ação da senadora poderia "expor o amador ocasional e usuários aprovados pela FAA ao litígio oneroso". Apesar de comentar que a lei era "bem-intencionada", o governador afirmou que os partidos precisam discutir melhor sobre o assunto antes de "descer por este caminho".

A questão possui dois lados importantes: colocar barreiras no uso de drones pode desacelerar o processo de massificação do gadget — e também a evolução dos próprios dispositivos. Contudo, podemos dizer que os quadricópteros têm a capacidade de ferir a privacidade de outras pessoas. Qual a sua opinião? Diga nos comentários.

Os drones devem ser totalmente liberados ou deve existir alguma restrição de uso? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.