Índia planeja transformar USB-C em carregador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Índia planeja transformar USB-C em carregador padrão
Imagem: Shutterstock

De acordo com informações do site Business Insider, a Índia planeja estabelecer um padrão comum para carregadores de dispositivos móveis e, possivelmente, outro para dispositivos vestíveis. O objetivo do país é transformar o USB-C no carregador padrão para smartphones e tablets até o fim de 2024.

Segundo o secretário do Ministério de Assuntos do Consumidor, Rohit Kumar Singh, a nova norma deve seguir o mesmo padrão da decisão na União Europeia, que estabelecerá o USB-C como carregador padrão até 28 de dezembro de 2024. Contudo, a Apple também pode ser um problema na Índia, já que os aparelhos da marca usam o USB Lightining.

"Existe um amplo consenso entre a indústria e o governo de que o uso de portas de carregamento USB tipo C pode ser obrigatório após seis meses do lançamento dos padrões da União Europeia para portas de carregamento USB em 2024, já que os fabricantes de eletrônicos têm uma cadeia de suprimentos global integrada. ”, disse Singh em entrevista ao Business Standard.

O Parlamento Europeu aponta que os carregadores representam 11 mil toneladas de lixo anualmente.O Parlamento Europeu aponta que os carregadores representam 11 mil toneladas de lixo anualmente.Fonte:  Shutterstock 

Padrão USB-C

Apesar disso, a relutância da Apple pode não ser um problema, já que os dispositivos móveis que usam Android ocupam quase 96% de participação no mercado indiano — a Maçã é dona de apenas 3,1% dos aparelhos no país. Atualmente, a Índia é o segundo país com o maior mercado de smartphones.

No final das contas, a Apple cumprirá a decisão dos países, mas sem muita vontade. Em uma conferência no The Wall Street Journal, o vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, afirmou que a companhia será 'forçada' a cumprir as novas leis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.