iOS 16 traz 'prévia' de função Always on Display do iPhone 14 Pro

1 min de leitura
Imagem de: iOS 16 traz 'prévia' de função Always on Display do iPhone 14 Pro
Imagem: Apple/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A presença do recurso Always on Display no iPhone 14, que vem sendo bastante especulada nas últimas semanas, ganhou ainda mais força com o a apresentação do iOS 16 nessa segunda-feira (6), na WWDC 2022. Referências à funcionalidade foram encontradas na versão beta do sistema operacional da Apple.

Conforme relata o 9to5Mac hoje (7), o primeiro beta do iOS 16 para desenvolvedores inclui algumas linhas de códigos sobre o modo de tela sempre ativa, indicando que a Apple estaria se preparando para finalmente adicionar a ferramenta ao iPhone. Há pelo menos três estruturas relacionadas ao gerenciamento de luz do display, fundamental para a habilitação da função.

A publicação aponta que cada um desses frameworks se refere a um recurso de exibição sempre ativa da tela utilizado por diferentes componentes do sistema operacional. Entre eles, estão a tela inicial e a tela de bloqueio do celular, que receberiam o suporte por meio do Springboard.

A função permite exibir informações na tela de maneira permanente.A função permite exibir informações na tela de maneira permanente.Fonte:  Unsplash 

Vale destacar que o modo Always on Display, que já existe no Android há um bom tempo, possibilita exibir a hora, data, informações sobre o tempo e resumos de notificações de forma permanente na tela. O jornalista da Bloomberg Mark Gurman foi um dos primeiros a sugerir a chegada da ferramenta ao celular da Apple.

Compatibilidade com versões anteriores

Ainda de acordo com o relatório, a análise dos códigos do iOS 16 beta revelou indícios de que a tela sempre ativa poderia ser habilitada mesmo em dispositivos sem suporte ao recurso. Isso sugere que ela chegaria às gerações anteriores do iPhone após a atualização dos aparelhos para a nova versão do software.

Uma das possibilidades é que o modo será testado no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, que permitem configurar a taxa de atualização da tela ProMotion de 10 Hz a 120 Hz. Com uma taxa de frequência menor, a tela sempre ativa acaba consumindo menos energia.

Por conta disso, é possível que as versões Pro e Pro Max do iPhone 14 também sejam priorizadas em um eventual lançamento do recurso, pois há rumores de que as telas dessas variantes poderão funcionar com frequência de até 1 Hz, proporcionando uma economia ainda maior.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.