Função SOS do iPhone salva mulher de tentativa de assédio sexual

1 min de leitura
Imagem de: Função SOS do iPhone salva mulher de tentativa de assédio sexual
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta semana, o site Wavy contou a história de Kelli Worst, uma norte-americana que evitou uma tentativa de assédio sexual através de decisões rápidas e o apoio de seu celular — um iPhone. O caso ocorreu em Virginia Beach, no estado da Virgínia, durante o final de uma reunião entre amigas em 2019.

Na ocasião, Worst foi abordada por um homem desconhecido que alegou ter perdido seu iPhone. Após algumas tentativas de localizar o aparelho, o suspeito procedeu ofensivamente — quando, rapidamente, ela ativou a função SOS de seu celular e permitiu que a polícia local ouvisse o conflito. Poucos minutos depois, as autoridades resgataram a vítima, evitando danos maiores, enquanto o suspeito conseguiu escapar.

Segundo Worst, o uso da função SOS do iPhone salvou sua vida. (Fonte: Pexels)Segundo Worst, o uso da função SOS do iPhone salvou sua vida. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Em dezembro de 2021, Najee Bullock se declarou culpado pela tentativa de sequestro e intenção de assédio sexual contra Kelli Worst, sendo condenado a 30 anos de detenção pelos crimes cometidos. Em entrevista à fonte, Worst conclui: "[ter o] meu telefone na mão e saber como ativar o recurso SOS é o que salvou minha vida".

Ativando a função SOS de Emergência no iPhone

Ativar a função no iPhone é simples e requer poucos passos. O caminho para encontrá-la também é o mesmo nos diferentes modelos: basta que o usuário acesse as opções "Ajustes > SOS de Emergência". A partir daí, existem diferentes formas de usar o SOS de Emergência. Vale considerar que o usuário também pode configurar contatos de emergência que são notificados, via mensagem, que uma ligação de emergência acabou de ser realizada pelo seu iPhone.

SOS Emergência iPhoneAtivar a função SOS de Emergência no iPhone também notifica contatos.

iPhone 8 ou superior

Após ativar a função SOS de Emergênciabasta segurar o botão liga/desliga em combinação com qualquer uma das teclas de volume por alguns segundos. Adiante, será necessário arrastar o respectivo botão para o lado em até 10 segundos para realizar a ação. Caso o temporizador expire, a medida será acionada automaticamente.

iPhone 7 ou anterior

Com ativação similar aos modelos posteriores, nestes modelos de iPhone somente é necessário pressionar 5 vezes qualquer um dos botões laterais ou superiores — ação que dará início ao protocolo apresentado acima para arrastar o botão. Vale considerar que no mesmo caminho "Ajustes > SOS de Emergência" os usuários do iPhone 8 ou modelos posteriores também podem optar por esse método de ativação.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB

Os novos smartphones da Apple chegaram, agora o iPhone 13 Pro Max está disponível com um design tão bonito quanto resistente, com aço inoxidável de qualidade cirúrgica, Ceramic Shield e resistência à água IP68.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.