Steve Jobs imaginou primeiro iPhone sem cartão SIM, diz relato

1 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs imaginou primeiro iPhone sem cartão SIM, diz relato
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta semana, o inventor do iPod, Tony Fadell, revelou que o primeiro celular da Apple seria bastante diferente, caso o desejo de Steve Jobs fosse acatado. Segundo ele, o então CEO da Apple queria que o primeiro iPhone fosse lançado sem espaço físico para cartões SIM, responsáveis pela transmissão do sinal de celulares.

A curiosidade foi compartilhada em uma entrevista cedida à jornalista Joanna Stern, durante um evento especial do Museu da História do Computador. Nela, Fadell explica que Jobs não queria comprometer a estética do primeiro iPhone com um "buraco", substituindo o importante recurso com a tecnologia CDMA — que conecta os celulares diretamente às operadoras, sem necessidade de um cartão SIM.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entrada de cartão SIM do primeiro iPhone. (Fonte: iFixit / Reprodução)Entrada de cartão SIM do primeiro iPhone. (Fonte: iFixit / Reprodução)Fonte:  iFixit 

Continuando, Fadell ainda detalha que precisou coletar dados do mercado e reunir uma equipe de engenheiros para convencer Jobs de que a decisão não era particularmente boa, já que a tecnologia não possuía uma grande margem de adoção. Conforme sugere o site 9to5Mac, a ocasião foi apenas uma entre as diversas onde a equipe de engenheiros precisou confrontar as decisões de seu CEO.

Fadell afirma: "Quando você trabalha com uma pessoa altamente opinativa [...] e você tem que ir contra ela, certifique-se de trazer dados. E também era necessário levar uma equipe inteira, não podia ser só um deles [os engenheiros]," conclui.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.