Galaxy S22: Samsung explica mudança no refresh rate dos celulares

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S22: Samsung explica mudança no refresh rate dos celulares
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após uma estreia bastante favorável de sua nova linha de celulares, a Samsung parece ter corrigido (ou confundido) algumas especificações técnicas dos modelos. O caso em questão se refere à taxa de atualização variável nas telas do Galaxy S22 e Galaxy S22+, que supostamente chegaria ao mínimo de até 10 Hz, mas recebeu um novo piso de 48 Hz em documentos oficiais da sul-coreana — uma mudança bastante negativa para a autonomia da bateria.

Mais especificamente, a "mudança" ocorreu no comunicado oficial para a imprensa dos modelos — onde ainda é possível observar a taxa de atualização das telas definida para a faixa entre 48 Hz e 120 Hz. Por outro lado, um indício de que essa especificação trata-se de um equívoco pode ser encontrado no site brasileiro da Samsung, que detalha a capacidade de variação das telas para  o intervalo de 10 Hz a 120 Hz.

Para complicar ainda mais o caso, o proeminente informante Ice Universe ainda afirmou que o Galaxy S22+ consegue alcançar a taxa de atualização mínima de 24 Hz em situações específicas, como na tela inicial — algo que seria superior às próprias informações da Samsung.

Embora o caso se trate de um possível erro, vale ressaltar que a capacidade de variar a taxa de atualização de uma tela pode influenciar dramaticamente o desempenho da bateria de um celular, tablet ou computador. Nesse contexto, é desejável que o piso mínimo do intervalo seja o menor possível, visando otimizar o gasto energético exigido para a exibição de diferentes conteúdos — como o Galaxy S22 Ultra, que consegue chegar a 1 Hz.

Posicionamento da Samsung

Em um comunicado enviado à imprensa, a empresa disse que utilizou o número 10 Hz para ilustrar uma tecnologia proprietária utilizada nos smartphones, mas a taxa de atualização mínima continua sendo de 48 Hz.

"A taxa de atualização da tela foi originalmente listada entre 10 e 120Hz (10 a 120 quadros por segundo), e posteriormente optamos por atualizar a forma como comunicamos essa especificação para estar de acordo com o padrão do setor mais amplamente reconhecido. Não houve alteração nas especificações de hardware, e ambos os dispositivos suportam até 120Hz para rolagem super suave."

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S22 5G,  128 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S22 5G, 128 GB

O Galaxy S22 é 5G, possui câmera traseira tripla, processador Octa-Core, com capacidade de bateria 3700mAh e tela 6.1"

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.