iPhone 14: o que esperar dos celulares da Apple em 2022?

4 min de leitura
Imagem de: iPhone 14: o que esperar dos celulares da Apple em 2022?
Imagem: Front Page Tech
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O iPhone 13 mal estreou no mercado e seu sucessor já protagoniza uma respeitável série de rumores. Com a disputa entre os topos de linha cada vez mais acirrada, é possível que a Apple esteja planejando mudanças significativas no visual e nos componentes do vindouro iPhone 14 — que deve somente debutar em setembro de 2022, caso siga o padrão de lançamento de seus antecessores.

Para amenizar a expectativa do público, o TecMundo elaborou uma seleção com os principais rumores sobre o novo celular da Apple, corroborada por conhecidos informantes e analistas da indústria tecnológica. Confira:

Chega de entalhes, mas nem tanto

Rumores sugerem que o iPhone 14 Pro deve abandonar o infame entalhe em sua tela. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Rumores sugerem que o iPhone 14 Pro deve abandonar o infame entalhe em sua tela. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Fonte:  Front Page Tech 

Segundo o proeminente analista Ming-Chi Kuo, que possui um índice de acertos de 75,9% em suas previsões no site Apple Track, parte da linha iPhone 14 deve abandonar o infame entalhe na tela frontal, uma característica-chave nos designs mais recentes da linha. A mudança deve chegar apenas para os modelos Pro e Pro Max, que costumam contar com as especificações técnicas mais robustas, enquanto as versões "base" devem receber uma "recorte" ligeiramente menor.

Ademais, a informação é sustentada pelo site sul-coreano The Elec, que também sugere o apoio da Samsung Display no desenvolvimento da empreitada. Nesse contexto, vale ressaltar que o entalhe não se trata apenas de um acessório estético nos celulares, sendo responsável por abrigar um importante conjunto de sensores e componentes, incluindo o próprio FaceID.

Biometria sob a tela?

Embora a suposta decisão sugira que a Apple possa estar migrando, por exemplo, o TouchID para debaixo da tela como uma alternativa ao FaceID, Kuo pontua que a empresa deve adiar a estreia do recurso para 2023 devido a problemas de desenvolvimento.

Câmeras melhoradas

iPhone 14 deve adotar um conjunto de câmeras sem ressalto. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)iPhone 14 deve adotar um conjunto de câmeras sem ressalto. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Fonte:  Front Page Tech 

Além de abandonar o relevo nada discreto no conjunto traseiro de câmeras, toda a linha do iPhone 14 pode receber uma generosa melhoria tratando-se de fotografia. Ainda conforme a previsão de Kuo, os modelos devem ter a resolução de seu sensor principal aumentada para 48 MP — uma mudança significativa considerando os 12 MP encontrados no iPhone 13 Pro Max.

Maior zoom, mais detalhes

A nova linha também deve receber uma melhoria tecnológica nas lentes de suas câmeras, em um formato "dobrável", que permitiria maior possibilidade de aproximação óptica. A suposta novidade, caso implementada, encurtaria a distância nesse quesito entre os futuros modelos e as alternativas no sistema operacional Android, que já possuem capacidades de até 10X — enquanto o iPhone 13 Pro, por exemplo, se limita aos 6X.

A Apple chegou receber os direitos de uma patente referente à tecnologia de um conjunto de lentes periscópicas neste ano, contudo, rumores apontam que a novidade somente deve estrear nos celulares em 2023.

Visual nostálgico

Suposto visual do iPhone 14 Pro, bastante similar ao iPhone 4/4S. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Suposto visual do iPhone 14 Pro, bastante similar ao iPhone 4/4S. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Fonte:  Front Page Tech 

Para abrigar as supostas melhorias nas câmeras, a Apple pode ter adotado um visual mais espesso e bastante saudoso para a maioria de seus fãs, segundo informações obtidas pelo site Front Page TechA fonte sugere que a empresa resgatará elementos estéticos anteriormente utilizados no aclamado iPhone 4/4S, considerado por muitos usuários um marco no design de celulares.

Entre os destaques "homenageados" estão os botões circulares de controle de volume, cantos arredondados e arremate do corpo em um "aro" de metal — agora em uma suposta liga de titânio, visando oferecer maior durabilidade. Promovido pelo aumento na espessura do modelo, o espaço extra também permitiria outras melhorias, como o aumento da bateria e adoção de novas soluções de arrefecimento, por exemplo.

Adeus, formato "mini"

Apple deve encerrar linha Apple deve encerrar linha "mini" em 2022 devido ao baixo desempenho de vendas. (Fonte: Front Page Tech / Reprodução)Fonte:  Front Page Tech 

Apontada tanto pelo analista Kuo quanto pelo informante Jon Prosser, uma suposta decisão da Apple pode desagradar uma parcela significativa de usuários. Segundo as fontes, a empresa estaria aposentando o formato "mini" em 2022, devido ao número de vendas aquém do esperado.

No entanto, os rumores também indicam que a Apple ainda deve lançar um quarteto de dispositivos em 2022, sendo duas alternativas "de entrada". A dupla de aparelhos teria telas de 6,1" e outras duas "de alto desempenho" com telas de 6,7" — possivelmente chamados de iPhone 14, iPhone 14 Max, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Assim, é possível que o cargo de celular mais "acessível" da Apple fique para o suposto iPhone SE 3, ainda não confirmado.

E, claro, maior desempenho

Novo processador A16 deve ser baseado no processo de 3 nm. (Fonte: Plataform Decentral / Reprodução)Novo processador A16 deve ser baseado no processo de 3 nm. (Fonte: Plataform Decentral / Reprodução)Fonte:  Plataform Decentral 

Influenciado por problemas de produção, o suposto novo processador da Apple, "A16", deve chegar ao mercado baseando-se na litografia de 4 nm. Considerando os avanços para o processo de 3 nm, sugeridos pela TSMC, é possível esperar melhoras comparáveis no gasto energético próximas de 30% e até 15% tratando-se de desempenho bruto.

E aí, o que você espera nos iPhones de 2022? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.