Apple afirma que o 'efeito gelatina' do iPad mini não é defeito

1 min de leitura
Imagem de: Apple afirma que o 'efeito gelatina' do iPad mini não é defeito
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple se manifestou sobre o problema “efeito gelatina” que foi percebido por alguns usuários no novo iPad Mini, conforme mostramos aqui no TecMundo recentemente. Em um comunicado enviado ontem (28) ao site Ars Technica, a Maçã afirma que a inclinação mostrada é um comportamento normal do LCD, não cabendo à empresa fazer qualquer tipo de reparo.

Conhecido como “skewing”, que poderia ser livremente traduzido como “enviesamento”, o efeito ocorre porque no LCD as telas são atualizadas linha a linha, ou seja, há um pequeno delay entre o momento em que o iPad começa a desenhar a linha na parte superior da tela e a imagem é atualizada na parte inferior. A impressão, no entanto, é perceptível em apenas alguns dispositivos.

O que dizem os especialistas?

Segundo o site The Verge, cujo editor-executivo Dieter Bohn capturou o “efeito gelatina” em câmera lenta e o divulgou no Twitter, a informação da Apple, de que esse efeito é comum em monitores LCD, está correta. Quem quiser verificar na prática o efeito, pode até visualizá-lo em sua própria tela neste site. No entanto, explica Bohn, ele geralmente é imperceptível porque acontece na orientação vertical, e não no sentido horizontal que usamos para navegar na web.

Portanto, o motivo pelo qual o efeito fica mais perceptível no iPad mini é que o tablet normalmente é usado no sentido vertical, sendo bastante improvável que a inclinação se torne visível quando o usuário usa o dispositivo no modo paisagem.

O site Ars Technica, no entanto, pondera que a questão principal é que o “efeito gelatina” só é perceptível no iPad mini e imperceptível nos demais iPad com telas LCD de 60 Hz, como o iPad Air 4, por exemplo. Os testes do site também revelaram a existência de “uma linha divisória clara no meio da tela no modo retrato”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.