Celular modular da Xiaomi pode trazer câmeras e conectores trocáveis

1 min de leitura
Imagem de: Celular modular da Xiaomi pode trazer câmeras e conectores trocáveis
Imagem: Xiaomi

A fabricante chinesa Xiaomi registrou uma nova patente sobre um possível futuro modelo de smartphone lançado pela companhia. Dessa vez, entretanto, o funcionamento do dispositivo é modular — ou seja, com partes intercambiáveis de acordo com o desejo do consumidor.

Segundo o site Let's Go Digital, a ideia da marca é oferecer um aparelho dividido em três partes, sendo que a central é a única que permanece intacta a todo momento, concentrando bateria e componentes necessários para o funcionamento do eletrônico.

O esquema de módulos proposto pela Xiaomi.O esquema de módulos proposto pela Xiaomi.Fonte:  Let's Go Digital 

Já as duas extremidades são modulares: uma com diversas configurações de câmera e a outra apresentando mais uma opção de entrada para conectividade, além dos alto-falantes.

Uma imagem conceitual imaginando o modelo em formato comercial.Uma imagem conceitual imaginando o modelo em formato comercial.Fonte:  Let's Go Digital 

Desse modo, usuários podem escolher a melhor combinação de sensores para um conjunto traseiro de fotografia, por exemplo, e até optar por uma conexão tradicional de 3,5 mm para fones de ouvido. Os módulos seriam deslizáveis para ambos os lados e de fácil ligação com a parte central.

A utilização de módulos em smartphones tem altos e baixos: a tecnologia aplicada no LG G5 foi bastante criticada, mas os acessórios extras da linha Moto Z eram populares. A Google teve uma iniciativa no setor, o Project Ara, mas abandonou a ideia em 2016.

Ousadia

Recentemente, o Let's Go Digital também descobriu outras patentes registradas pela marca envolvendo visuais mais ousados para celulares — incluindo um modelo que parece uma caixa de som e outro com a câmera traseira giratória, transformando-se em um módulo para selfie que fica sob a tela.

Vale lembrar que nem todos os modelos podem virar produtos comerciais, mas a Xiaomi mantém a família Mi Mix de aparelhos mais experimentais e pode utilizar esses recursos em um futuro dispositivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.