iPhone 13 pode ter resfriamento com câmara de vapor, diz analista

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 13 pode ter resfriamento com câmara de vapor, diz analista
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple finalmente pode adotar o sistema de resfriamento com câmara de vapor na linha de celulares iPhone neste ano. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa deve utilizar a solução no suposto "iPhone 13 Pro" da nova série, que só deve chegar no fim de 2021.

Segundo o especialista na cobertura da Apple, a empresa teria estudado a implementação da tecnologia na linha iPhone 12. O problema, porém, é que a solução não passou nos testes de confiabilidade da marca.

Interior do iPhone 12Interior do iPhone 12Fonte:  iFixit 

"A razão crítica para o iPhone ainda não ter adotado a câmara a vapor é devido aos resultados do teste de confiabilidade, que não atenderam aos altos requisitos da Apple", disse o analista. De acordo com Kuo, a fabricante segue trabalhando para implementar a tecnologia em seus smartphones e o iPhone 13 Pro pode ser o primeiro smartphone da marca com o novo design de resfriamento.

"Estamos otimistas sobre o cronograma de melhoria da confiabilidade da câmara a vapor e esperamos que pelo menos os modelos de iPhones top de linha sejam equipados com câmaras a vapor em um futuro próximo", explicou o analista. Até o momento, a Apple não comentou sobre o assunto.

O que é câmara de vapor?

A tecnologia de câmara de vapor é amplamente utilizada nos hardwares para PC. Com a chegada dos smartphones voltados para games, a solução começou a aparecer com mais frequência no mercado mobile.

A linha ROG Phone, da ASUS, utiliza Câmara de Vapor para resfria o celularA linha ROG Phone, da ASUS, utiliza Câmara de Vapor para resfria o celularFonte:  ASUS 

Também chamada de Vapor Chamber, a solução de resfriamento utiliza a evaporação de um líquido dentro de uma câmara para realizar a dissipação de calor. Como os smartphones estão utilizando chips cada vez mais elaborados e potentes, cortesia do 5G, a tendência é que a câmara de vapor se torne cada vez mais comum em dispositivos top de linha, mesmo que não tenham ênfase para jogos.

Se a Apple seguir os seus padrões, a linha que vai suceder o iPhone 12 deve ser lançada entre setembro e outubro de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.