Galaxy S8 é usado junto a telescópio para fotografar Saturno alinhado à Lua

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S8 é usado junto a telescópio para fotografar Saturno alinhado à Lua
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Por mais que o Galaxy S8 já tenha mais de 2 anos e que suas câmeras já tenham sido superadas pelas de diversos aparelhos mais recentes, isso não impediu um astrofotógrafo de usar o smartphone da Samsung junto a um telescópio para fazer fotos do planeta Saturno. Os cliques mais abaixo foram registrados pelo astrofotógrafo amador Grant Petersen, que utilizou o celular acoplado a um aparato portátil para fazer as capturas a partir de Joanesburgo, na África do Sul.

O S8 foi ligado a um telescópio dobsoniano Sky-Watcher de 8 polegadas, que parece grande, mas é relativamente portátil e barato quando comparado a outros aparelhos do tipo. Além disso, Petersen usou um adaptador para conectar os dois dispositivos a uma lente. O aparato completamente montado pode ser visto na terceira foto da galeria a seguir:

No dia 29 de março, o planeta estava a uma distância aproximada de 1,5 bilhão de quilômetros da Terra quando se alinhou perfeitamente à nossa Lua. O fotógrafo mexeu nas configurações do modo Pro do smartphone para corrigir as configurações de ISO e exposição e usou o celular ligado ao telescópio para gravar um vídeo com 60 quadros por segundo mostrando o momento em que Saturno desaparece por trás do nosso satélite natural. Posteriormente, ele fez uso uma técnica conhecida como empilhamento para unir vários desses frames e formar as imagens.

Fotos galácticas

Ao longo de 2018, Petersen usou a mesma técnica para fazer imagens de vários astros distintos do sistema solar, incluindo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Ele ainda conseguiu fotografar a Estação Espacial Internacional (EEI) passando em frente ao Sol, mas nesse caso o empilhamento de quadros não foi necessário. Os resultados foram agrupados na imagem a seguir, compartilhada via Twitter.

Galaxy S8 fotos planetas

Se esses resultados impressionantes foram possíveis com um Galaxy S8, é de se imaginar o que seria possível usando telescópios similares junto a dispositivos mais recentes, como um Galaxy S10 ou um Huawei P30 Pro.

  • Tem um telescópio e quer um S8 para tentar fazer as próprias fotos espaciais? Clique aqui.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.