Apple passa a consertar iPhones que usam baterias não-oficiais

1 min de leitura
Imagem de: Apple passa a consertar iPhones que usam baterias não-oficiais

Até pouco tempo, o dono de um iPhone não tinha direito de reparo de seu aparelho, caso ele tivesse substituído a bateria oficial da Apple por uma de outra marca. Agora, o MacRumors e o site francês iGeneration publicaram que tiveram acesso a um documento atualizado pela empresa, onde ela passa a fornecer o reparo para iPhones, mesmo que eles estejam usando baterias de terceiros.

Talvez, a mudança de regra tenha sido impulsionada pelo fato de que, em 2018, a empresa substituiu aproximadamente 11 milhões destas peças do iPhone, ao lançar, em janeiro, um programa para substituir as baterias antigas por um valor mais baixo (US$ 29). A medida foi tomada por pressão, após a companhia ter sido multada na Itália, por sacrificar a performance de modelos antigos do iPhone, a fim de estender a vida de baterias que poderiam vir a apresentar problema em pouco tempo.

É possível que a empresa tenha se sentido “forçada” a mudar suas políticas de suporte, ao se deparar com uma grande quantidade de aparelhos usando baterias não-oficiais, que pertenciam a usuários que já haviam feito a substituição da peça por conta própria.

Fonte: iFixit

De agora em diante, o conserto do aparelho será realizado normalmente, caso o problema não seja relacionado à bateria. Se for, os técnicos terão permissão para realizar a troca da bateria de terceiros por uma peça oficial, cobrando uma taxa padrão. Caso o problema envolva a quebra das aletas que prendem a bateria, ou ela estiver colada por excesso de adesivo, o técnico poderá substituir todo o aparelho, cobrando apenas a taxa de substituição da bateria.

Esta não é a primeira vez que a Apple passa a fazer reparos no iPhone em caso de estarem usando um componente de terceiros. Em 2017, ela já tinha começado a aceitar aparelhos que tivessem usando telas substituídas pelos próprios usuários. Além disso, no mês passado (fev/2019), ela passou a considerar que reparos feitos em telas de terceiros não mais anulariam a garantia do aparelho como um todo.

Vale ressaltar que, se, além da bateria, o iPhone tiver outro componente não-oficial, o reparo do aparelho ainda pode ser negado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.