Pulseira com sensor emite alerta em caso de overdose por opioides

1 min de leitura
Imagem de: Pulseira com sensor emite alerta em caso de overdose por opioides

Alunos da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgo, criaram uma pulseira que emite alertas em caso de overdose por opioides. Atualmente, mais de 115 pessoas morrem por overdose de opioides nos EUA todos os dias.

O dispositivo é chamado de HopeBand (pulseira da esperança, em tradução literal). Ele identifica os níveis de oxigênio no sangue por meio de sensores de oximetria de pulso, projetando luz sobre a pele e medindo a retenção do brilho sobre ela. Se a pulseira confirmar níveis baixos de oxigênio por mais de 10 segundos, ela pisca, emite um alarme e envia uma mensagem de texto de alerta (incluindo a localização do usuário) para outra pessoa. Dessa forma, o próprio usuário (ou um amigo/parente) pode administrar a naloxona e inibir os efeitos da droga opioide.

A HopeBand ainda não foi testada em situações reais, mas se mostrou bastante eficiente em situações de simulação.

Inicialmente, ela será distribuída de forma gratuita, por de meio de programas de troca de agulhas veiculados pelo órgão de saúde do governo americano. Posteriormente, ela terá uma versão comercializável, que custará entre US$ 16 e US$ 20, um valor relativamente baixo.

A equipe que a desenvolveu ainda espera que o dispositivo possa evoluir, incorporando novas funções, como abordar o aspecto do vício e sua prevenção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.