Como funciona o 'dual-chip de um chip só' dos novos iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Como funciona o 'dual-chip de um chip só' dos novos iPhones

Durante o evento desta quarta-feira (12), a Apple anunciou que os iPhones XsXs MaxXr terão suporte à tecnologia Dual SIM, que permite ao usuário utilizar dois números de telefone no mesmo aparelho. É algo que já existe em muitos celulares Android, especialmente em modelos mais baratos, e chegou agora aos dispositivos com iOS. Mas existem diferenças entre as duas abordagens.

No caso do Android, os dispositivos têm uma bandeja com espaço para dois chips, permitindo que o usuário insira os cartões SIM e alterne entre eles à vontade. Já no caso do iPhone, isso será feito através da tecnologia eSIM, a mesma que a Apple utiliza no Apple Watch e no iPad.

Ele funciona basicamente como um SIM digital, que não existe fisicamente, mas está cadastrado no aparelho. Para fazer uso dessa funcionalidade, o usuário precisa utilizar o próprio iPhone para contratar um plano. É uma abordagem mais próxima da assinatura de um serviço como a Netflix ou o Spotify, e que oferece algumas vantagens, como uma maior facilidade na hora de mudar de operadora.

Mas o maior problema inicial para quem deseja utilizar o Dual SIM pode ser exatamente a falta de suporte das operadoras. No evento, a Apple mostrou as marcas de várias empresas que trabalham com a tecnologia, incluindo as norte-americanas Verizon, T-Mobile e AT&T, mas muitos consumidores de outras regiões devem ficar sem acesso imediato à novidade. A expectativa é que os iPhones incentivem a adoção mais rápida dessa tecnologia e mudem esse cenário, algo que a Apple costuma conseguir com sucesso.

Há apenas uma alternativa caso você não goste de nada disso e queira mesmo é um iPhone com a bandeja para dois chips. Como a China é um dos mercados mais importantes do mundo e a tecnologia eSIM ainda não é popular por lá, a Apple vai vender novos modelos de iPhone exclusivos do país que contam com o espaço para dois cartões SIM físicos. O anúncio é recente, então ainda não ficou claro se haverá alguma forma de simplesmente importar os iPhones chineses e ter acesso a essa funcionalidade.

Preços e datas de lançamento no Brasil ainda não foram revelados, mas aqui no TecMundo você pode conferir tudo sobre os novos iPhone Xs e Xs Max, o modelo “de baixo custo” iPhone Xr e o Apple Watch Series 4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.