Quando a Samsung anunciou o Galaxy Note 9, ela deu grande destaque à S Pen, a canetinha que acompanha o celular. Como na versão atual ela é equipada com tecnologia Bluetooth, isso abriu um leque de possibilidades envolvendo novos usos que não foram necessariamente projetados pela fabricante sul-coreana.

Por padrão, a S Pen pode ser utilizada para controlar a câmera do aparelho à distância, passar os slides e fotos de uma apresentação ou avançar e voltar no histórico do navegador. Mas a Samsung também liberou o uso dessas funções para os desenvolvedores de aplicativos, o que aumenta consideravelmente a lista de possibilidades.

Selecione outro aparelho e compare
ChipsetQualcomm Snapdragon 845 (SDM845)
Memória RAM6 GB ou 8 GB
Armazenamento Interno128 GB ou 512 GB
Cartão de MemóriamicroUSB de até 512 GB
Câmera Traseira12 MP (f/1.5-2.4, 26mm, 1/2.55") + 12 MP (f/2.4, 52mm, 1/3.6")
Capacidade de Bateria4000 mAh
Tipo de TelaSuper AMOLED
Tamanho de Tela6,4 polegadas
Resolução de TelaQuad HD+ (1440 x 2960 pixels)
Versão do Sistema OperacionalAndroid 8.1 Oreo
comparar mais produtos →

A caneta conta com dois tipos de comandos: um toque longo ou dois toques rápidos no botão dela. Ambos podem ser personalizados para abrir qualquer aplicativo instalado no celular. Para fazer isso, o usuário só precisa abrir as “Configurações”, ir em “Configurações avançadas” e selecionar a opção “S Pen”.

Nesse espaço, você pode alterar praticamente tudo que a S Pen faz. Além de abrir qualquer aplicativo, é possível até personalizar os comandos que ela executa quando um app específico estiver aberto. Agora só resta esperar para que o mesmo tipo de personalização também seja possível em relação ao botão que ativa a Bixby.