Gerenciador de inicialização do Windows 10 é executado no Lumia 950 XL

1 min de leitura
Imagem de: Gerenciador de inicialização do Windows 10 é executado no Lumia 950 XL

Após semanas tentando colocar o Windows RT em funcionamento no Lumia, um desenvolvedor conseguiu inicializar o UEFI no Microsoft Lumia 950 XL. A companhia apresentou o Windows 10 UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) para os sistemas operacionais com o Server 2008 R2 e Windows 7.

A principal barreira para a instalação do sistema operacional, o Windows 10 no ARM, nos smartphones se referia ao requisito do Windows 10 para um ambiente de inicialização seguro, mediado pela UEFI – interface que faz o intermédio entre hardware e sistema operacional, além de exigir que drivers muito específicos já estejam no lugar. Agora, é provável que a execução bem-sucedida do UEFI finalmente permita que os desenvolvedores instalem o Windows 10 ARM nos Windows Phones.

1

O desenvolvedor identificado em sua página no Twitter como “Ben imbushuo” tem trabalhado para escrever o conjunto mínimo de drivers necessários para colocar o UEFI em funcionamento. Aparentemente, ele conseguiu atingir seu objetivo, como mostra a foto publicada por ele em sua rede social.

Ao que tudo indica, para realizar esse feito, Ben instalou o TianoCore, uma implementação de software livre da UEFI e, logo depois, aliou isso ao UEFI e ao Windows Boot Manager. Vale dizer que, usando o TianoCore, Ben conseguiu, ainda, inicializar o Android no Lumia 950 XL.

2

No início deste ano, o desenvolvedor informou sobre a possibilidade de instalar o Windows 10 ARM em um Lumia 950 XL, embora houvesse dificuldade. Porém, agora, é possível que o projeto Windows 10 ARM para Microsoft Lumia Windows Phones se torne real. Se isso realmente acontecer, será uma boa notícia para quem ainda pretende usar o antigo Windows Phone por mais algum tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.