Apple se envolveu em uma confusão no final do ano passado, quando alguns testes de desempenho confirmaram uma teoria antiga de que a empresa deixava os iPhones propositalmente mais lentos a cada atualização. A justificativa da companhia é que a performance era afetada para garantir o bom funcionamento da bateria, evitando desligamentos indesejados, por exemplo.

Como solução, a Apple ofereceu um desconto na troca das baterias — no Brasil, elas estão custando R$ 149 — prometendo que o componente novo recuperaria a performance original do smartphone. E a mudança realmente funciona, de acordo com um vídeo publicado no YouTube pelo usuário Bennett Sorbo.

Ele filmou um iPhone 6s realizando uma série de funções do dia a dia, como abrir jogos, navegar na internet e ver vídeos no YouTube, bem como executou um teste de benchmark antes e depois da troca de bateria. A diferença na velocidade é perceptível mesmo em atividades comuns, como abrir o Safari, e pode ser vista no vídeo abaixo.

O iPhone com a bateria nova terminou todos os testes com 1 minuto e 12 segundos de vantagem. A maior desigualdade ficou mesmo no benchmark, onde a pontuação mullti-core subiu de 2485 para 4412, enquanto a single-core foi de 1437 para 2520.

Como forma de esclarecimento ao caso, a Apple fez um pedido de desculpas e criou uma seção chamada “Bateria e desempenho do iPhone” na sua página de suporte. Quem mora no Brasil e deseja fazer a troca da bateria terá 67% de desconto até o fim de 2018.

Cupons de desconto TecMundo: