Face ID se mostra consideravelmente mais devagar que Touch ID em teste

1 min de leitura
Imagem de: Face ID se mostra consideravelmente mais devagar que Touch ID em teste
Imagem: theverge

Apple fez uma jogada corajosa removendo completamente o leitor de digitais do iPhone X em favor do reconhecimento facial tridimensional (Face ID). Contudo, parece que o novo sistema não é tão ágil quando o antigo, segundo um teste cronometrado feito pelo Tom’s Guide.

O site descobriu que, usando o botão lateral para acordar o iPhone X e, com isso, ativando o Face ID, o smartphone levou em média 1,8 segundo para desbloquear. No mesmo teste com um iPhone 7 Plus com Touch ID, é possível ter acesso ao celular em apenas 0,91 segundo. Claro que estamos falando de tempos muito curtos, que podem ser considerados praticamente insignificantes, mas essa diferença acumulada em vários desbloqueios diários pode gerar alguns minutos perdidos gratuitamente.

Fora isso, é necessário considerar que, nesse teste, o antigo Touch ID foi essencialmente duas vezes mais rápido que o Face ID. Mas vale destacar que, ativando a função “raise to wake” no iPhone X, o tempo de desbloqueio do leitor facial diminui para 1,5 segundo. Bem melhor, mas ainda inferior ao leitor de digitais tradicional.

iphone x face idProcesso de cadastro de rosto no Face ID do iPhone X

É interessante notar que muitos vídeos preliminares de youtubers sobre o iPhone X vêm comentando que o Face ID não é tão prático quando o Touch ID pois requer mais passos para desbloquear o aparelho. Agora, um teste simples mostrou que o novo sistema também é mais lento.

Além do mais, para desbloquear o celular com seu rosto de primeira, você precisa estar parado, pois, caminhando ou sacolejando dentro do carro, o aparelho raramente consegue fazer a leitura correta da sua face. Também há dificuldades em ambientes externos, onde há muita luz solar. Esses mesmos problemas ocorrem com os Galaxy S8S8+Note 8 da Samsung, que contam com leitor de íris na parte da frente. Isso deixa o desbloqueio mais lento e, em muitos casos, menos prático.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.